Coluna do Blog do Silvinho - 12 de fevereiro de 2026

 

Cenário de nós para desatar

No meio de um cenário bastante movimentado em torno do apoio do presidente Lula (PT) em Pernambuco, a senadora Teresa Leitão (PT) avalia o momento como bastante complexo.

De um lado, a governadora Raquel Lyra (PSD) tem conversado em Brasília buscando a neutralidade de Lula na disputa pelo governo. Ou seja, Lula aceitaria apoiar ambos os nomes. Tanto João, quanto Raquel. Sem dar apoio exclusivo a um nome. Esse cenário faria com que o presidente Lula não viesse a Pernambuco no primeiro turno da eleição. Talvez, um único comício presidencial precisasse reunir os dois lados: tanto o lado de Raquel, quanto o de João.

Isso já ocorreu em 2006, mas naquela época os ânimos não estavam tão acirrados assim. Lula recebeu apoio de Eduardo Campos e de Humberto Costa que era candidatos ao Governo. Mas os dois estavam na oposição e faziam uma oposição ferrenha a Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho. 

Hoje não é assim. De um lado, Lula tem o apoio já declarado de João Campos, prefeito do Recife e pré-candidato a governador pela oposição. Do outro, a governadora Raquel Lyra que está no mandato e busca renová-lo.

"Porém se as referências e prioridades nacionais do PT forem seguidas , teremos um caminho a seguir com mais consistência" avaliou a senadora Teresa em uma rápida conversa com o Blog. Teresa Leitão é aliada de João Campos e defende a manutenção da aliança com o PSB. Foi justamente nesta aliança que a própria Teresa foi eleita senadora em 2022.

No entanto, Lula vai ter um nó muito grande para desatar e conseguir agradar a gregos e troianos ou a raquelistas e joãolistas e assim atingir sua meta de conquistar pelo menos 70% dos votos dos pernambucanos para presidente.

Trabalho

O próprio senador Humberto Costa disse ontem em entrevista que não será uma tarefa fácil a eleição deste ano para Lula, embora não tenha dúvidas do favoritismo do seu companheiro de partido. "Vamos para uma eleição muito difícil" avaliou o petista.

Pesquisa

Para se ter ideia e noção do risco, em Pernambuco o senador Flávio Bolsonaro que é filho do ex-presidente e pré-candidato contra Lula, aparece hoje nas pesquisas entre 20 e 25% das intenções de votos segundo o Datafolha e Real Time Big Data. Os outros nomes oposicionistas, somam em torno de 15%. Mesmo com a liderança de Lula, o presidente ainda não conseguiu ultrapassar a marca dos 60%.

Com todos

No intervalo de uma só semana, o presidente Lula esteve reunido tanto com a governadora Raquel Lyra quanto com o prefeito João Campos. Inclusive, Lula deve ser disputado pelos dois grupos políticos e prestigiará tanto a governadora quanto o prefeito em sua passagem pelo carnaval no próximo sábado.

Agora e lá pra frente

O prefeito João Campos (PSB) já declarou que vai apoiar Lula, enquanto que a governadora Raquel Lyra (PSD) disse que vai tratar disso apenas no mês de julho quando se inicia o período das convenções partidárias. Até lá, segundo Raquel, "é de trabalho". Enquanto isso não ocorre, João segue marcando território.

Sem surpresa

O Real Time Big Data divulgou a sua primeira pesquisa de 2026. O levantamento foi bastante comemorado pelos aliados de João Campos, mas mostrou uma queda do prefeito nas intenções de votos. O socialista perdeu 5 pontos e a governadora subiu 4 pontos. A diferença que era de quase 30 pontos na última pesquisa caiu para 20. 

Animou 

A pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada ontem, impulsionou os nomes do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho e do ex-prefeito de Petrolina e presidente do União Brasil, Miguel Coelho. Ambos, apareceram com uma pontuação bem melhor que o levantamento divulgado pelo Datafolha na semana passada.

Concorrido

No cenário em que aparece o seu nome, o ministro Silvio Costa Filho empata tecnicamente com o senador Humberto Costa que lidera a disputa. Já no cenário em que aparece o nome de Miguel Coelho, é o presidente do União Brasil quem empata numericamente com o senador Humberto Costa. 


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários