Lula terá força para fazer dois senadores?
Esse é o desejo do presidente Lula: que os dois indicados por ele, vençam a disputa pelo Senado em Pernambuco. Um deles já é dado como certo e sem nenhuma dúvida que é o senador Humberto Costa. O outro nome ainda não se tem confirmação, apenas acenos, que é o ministro Silvio Costa Filho.
Mas em um cenário onde teremos nomes como Eduardo da Fonte, Fernando Dueire, quem sabe, Miguel Coelho (a depender do partido), será que Lula terá força suficiente para eleger as duas vagas? isso sem contar a vontade de Anderson Ferreira e de Gilson Machado de disputarem, mas algo que não se tem certeza.
A grande dúvida se dá pelo histórico das últimas eleições. De 2006 pra cá, apoiados por Lula venceram nas eleições de 2010, 2018 e 2022. Perderam nos anos de 2006 e 2014. No entanto, em 2018, por pouco, Pernambuco não elegeu um senador de cada lado, foi quando Mendonça Filho não conquistou a segunda vaga por uma diferença de dois pontos percentuais. Pesou contra Mendonça naquele ano o fato de ser considerado aliado de Michel Temer que tinha um governo reprovadíssimo.
Mas agora não. Agora o cenário é outro. O que se sabe é que a disputa tende a ser bastante concorrida e a grande incógnita é se o presidente tem a força suficiente para eleger dois. Além do mais, ainda existem algumas pessoas que acreditam que em sendo descartada da chapa majoritária de João Campos, Marília Arraes que é um nome forte na disputa, pode lançar seu nome avulso e embaralhar ainda mais o jogo.
Sem dúvida alguma, este ano deve ser um grande teste para o presidente Lula e sua força política em Pernambuco.
Troca
Em entrevista ontem ao Blog Ponto de Vista, o prefeito João Campos foi bastante incisivo ao dizer que Miguel Coelho ficará com ele e que o deputado federal Eduardo da Fonte, ficará com Raquel Lyra. Diante dessa afirmação, não restará outro caminho a Miguel que não seja trocar de legenda para assim garantir uma vaga na chapa de João.
Natural
Uma das legendas prováveis para a ida de Miguel poderia ser o MDB, ao qual ele já foi filiado. O seu pai, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho participou ativamente da campanha interna da legenda ao lado de Raul Henry. No entanto, esse vai e vem judicial dentro do partido pode ser também um problema.
Raquel
A governadora Raquel Lyra disse que não comenta resultado de pesquisa e que vai continuar trabalhando por Pernambuco. A declaração se deu em resposta a um questionamento sobre o resultado da pesquisa Datafolha que foi muito favorável para a gestora.
Apoio
Álvaro Porto, e Gabriel Porto receberam no sábado, um impulso expressivo no Agreste, com a declaração de apoio do ex-deputado e ex-prefeito de Caruaru Tony Gel e do empresário Tonynho Rodrigues, que foi candidato a vice-prefeito do município em 2024. Os dois lideram grupo político representativo na capital do forró, maior colégio eleitoral do interior e quarto do estado. Essa é a primeira vez depois de muitos anos que o grupo dos Gel apoiará e não apresentará um nome para a disputa nas eleições gerais. Em 2022, Tony recebeu mais de 17 mil votos na cidade para estadual e Tonynho Rodrigues, pouco mais de 14 mil.
Semana de carnaval
Antes de iniciar os festejos de momo, os pernambucanos tomarão conhecimento de mais duas pesquisas. Serão divulgados ao longo da semana os resultados do Real Time Big Data e do Múltipla.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários