Tem um assunto que não sai muito da cabeça das pessoas. Por que o presidente Lula (PT) quer tanto o apoio da governadora Raquel Lyra (PSD) e do prefeito João Campos (PSB) à sua reeleição? O assunto é muito complexo, mas a conta é muito fácil de ser feita. Lula está em um cenário extremamente confortável em sua terra natal. Ora, por aqui, está à disposição do presidente três "cabos" eleitorais (ou pelo menos, buscando): a governadora Raquel Lyra, o prefeito João Campos e Ivan Moraes.
Sim. É fato que existe uma ligação histórica entre o PSB e o PT que beneficia sem dúvida alguma o prefeito João Campos que disse na semana passada que o seu palanque estará 100% com o presidente Lula. Mas, a situação pelo país é que não deixa o presidente tão confortável assim e para evitar esse tipo de "surpresa" é que Lula precisa tirar uma desvantagens de alguns estados com outros. E Pernambuco seria este que poderia dar a Lula mais de 70% dos votos caso o presidente não viesse ao Estado fazer campanha no primeiro turno.
O presidente está quebrando cabeça para montar palanque em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, entre outros. Sem um palanque forte nestes estados, ficará difícil para Lula e o PT realizarem o sonho de vencer a eleição no primeiro turno. Logo, Pernambuco por ser um berço do lulismo, onde a força do presidente Lula ainda impera, é muito provável que os múltiplos apoios seja a tese vencedora para a eleição deste ano.
Presidente vai observar pesquisas
Segundo relatos de pessoas próximas a Lula, o presidente vai observar às próximas pesquisas estaduais para tomar decisões sobre o pleito de 2026.
Aliado
Outro papel a ser observado pelo presidente Lula é o apoio dado pelo PSB ao gestor. Em São Paulo, por exemplo, onde o petista não tem um palanque para chamar de seu, os socialistas articulam a filiação da ministra Simone Tebet. No entanto, ainda não se sabe a viabilidade eleitoral da ainda "emedebista".
Já sabe
O próprio prefeito João Campos (PSB) já vem defendendo em algumas entrevistas o seu alinhamento natural com Lula e que não é de apenas uma circunstância. Essa pode ser uma forma do PSB querer justificar o apoio a Lula sem uma exclusividade.
Reunidos
O ministro Silvio Costa Filho e o senador Humberto Costa estiveram reunidos ontem para tratar das eleições em Pernambuco. Os dois estarão disputando o Senado, e contam com o aval e o apoio do presidente Lula.
Garantia
Algumas figuras ligadas ao prefeito João Campos (PSB) descredenciam essa tese de múltiplos apoios do presidente com a seguinte justificativa: dificilmente Lula deixaria de subir em um palanque onde está fazendo tantas exigências na montagem de chapa. Segundo informações, existe um pedido expresso do petista para que João monte sua chapa com Humberto e Silvio Costa Filho.
A certeza
Muito pelo contrário: caso Lula chegue ao ponto de sugerir ao prefeito João Campos a montagem de sua chapa para o Governo de Pernambuco, poderá ser um aceno de um apoio exclusivo a sua pré-candidatura, o que não exclui a possibilidade de um apoio por parte de Raquel Lyra ao presidente, como já ocorreu inclusive com o pré-candidato do Psol, Ivan Moraes.
Encerrou
A oposição do Recife não conseguiu fazer prosperar o pedido do impeachment apresentado contra o prefeito João Campos. Por 25 votos a 9, o pleito foi encerrado. No entanto, o tumulto perdurou por um longo período. Vale o destaque para a brilhante defesa do prefeito João Campos feita pelo vereador Samuel Salazar (MDB).
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários