Coluna do Blog do Silvinho - 02 de fevereiro de 2026

O gesto civilizado de Raquel e Silvio

Pernambuco já vivenciou em algumas outras oportunidades um estranhamento entre duas autoridades  que militavam em lados opostos na história. Não é o caso do que vem ocorrendo recentemente. Um desses exemplos ocorreu na última sexta-feira entre o ministro Silvio Costa Filho e a governadora Raquel Lyra durante a assinatura do contrato de dragagem do Porto do Recife.

Apesar de se tratar de uma agenda institucional, os comentários rolaram sobre o entrosamento entre Silvio e Raquel que acendeu um alerta de que poderia ir para além do campo administrativo e ir parar na política, já que Silvio é pré-candidato a senador e espera ser anunciado em breve na chapa de João Campos que concorrerá pela oposição.

No entanto, isso não tem muita chance de prosperar. Primeiro porque Silvio Costa Filho tem o apoio do PT para ser o segundo senador na chapa de João, o que o coloca em vantagem com relação a Marília e a Miguel. Segundo que o alinhamento que o ministro vem demonstrando com o prefeito João Campos termina que excluindo outras possibilidades pelo menos para a campanha deste ano.

Mas, como em política a palavra "nunca" não existe, vale a pena observar os próximos capítulos.

Retorno

A Assembleia Legislativa está de volta após o período de recesso parlamentar. O termômetro a mil promete bons debates e duros embates tendo em vista às eleições gerais deste ano, que faz com que os parlamentares se dividam entre os trabalhos legislativos e agendas de pré-campanha e (quando chegar o momento), a campanha propriamente dita.

Alinhamento nacional

Por se tratar de um ministro que é hoje muito próximo ao presidente Lula, a relação civilizada entre Silvio Costa Filho e Raquel Lyra pode ser entendido como um gesto do presidente. Justamente em um momento que cresce a possibilidade de que Lula receba apoio de todos os candidatos ao Governo de Pernambuco, o que o deixaria numa situação bastante confortável aqui.

Liberdade

O ex-ministro Gilson Machado obteve uma importante vitória na justiça. Agora, a partir desta nova decisão, Gilson já pode viajar não apenas pelos municípios pernambucanos, como também pelo Brasil para participar de reuniões que vão definir seu futuro partidário.  A decisão favorável a Gilson Machado acontece uma semana após o ex-ministro deixar o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com Flávio

Agora em liberdade, Gilson Machado disse que está pronto para percorrer Pernambuco e fazer campanha para Flávio Bolsonaro para presidente. No projeto do ex-ministro está uma candidatura avulsa ao Senado, e busca um partido que lhe dê justamente esta garantia.

STF

O ministro Gilmar Mendes determinou a apuração por parte da Polícia Federal em uma ação da Polícia Civil que foi divulgada na semana passada em reportagem da TV Record. O ministro atendeu ao pedido do PSB, do prefeito João Campos, e também determinou a pausa nas investigações contra a Prefeitura do Recife por parte do MPPE.

Posição 

Em vídeo divulgado na noite do sábado, ao saber da decisão do ministro do STF, Gilmar Mendes, a governadora Raquel Lyra disse que o seu governo não dá nenhuma orientação para perseguir ninguém e defendeu a Polícia Civil de Pernambuco. Mas também o seu governo não encoberta a quem quer que seja.

João Campos: "PF chega pra fazer justiça"

Em vídeo, o prefeito João Campos (PSB) comenta a decisão do STF que autorizou a Polícia Federal a investigar a denúncia de ação clandestina de monitoramento. "A Polícia Federal agora está no caso e chega pra fazer justiça" disse o prefeito.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários