Os números que animaram a tropa de Raquel
Desde a divulgação da pesquisa Datafolha na última sexta-feira (6), o clima modificou na base aliada da governadora Raquel Lyra. Isso é inclusive o efeito do que já vinha se percebendo nos últimos meses finais de 2025. No entanto, aliados da governadora vibraram com o resultado pelos mais diversos fatores. O primeiro é a aprovação de sua gestão em 61% dos entrevistados. Acreditam que com números tão favoráveis, fica cada vez mais difícil e complicado para o PSB levantar a bandeira da mudança.
Alguns chegam a fazer algumas previsões. Um deputado aliado da governadora Raquel Lyra acredita que no final de março e começo de abril, a aprovação da gestora muito provavelmente vai estar mais próxima dos 70% e mais distante dos 60%. "São muitas entregas sendo realizadas em todos os municípios pernambucanos e é claro que o resultado não poderia ser outro" avaliou.
Outro ponto bastante favorável para a governadora Raquel Lyra foi a pesquisa espontânea que a coloca à frente do prefeito João Campos (PSB). "Vale a lembrança que neste cenário, João Campos cai e a governadora Raquel Lyra sobe um ponto se distanciando ainda mais dele", avaliou.
A pesquisa serviu de termometro no início deste ano e muito provavelmente servirá para animar os aliados da governadora neste período de pré-campanha. Além disso, outro aliado de Raquel lembra que o levantamento feito pelo Datafolha mostra que o jogo que estava "perdido" passa a ser "bastante competitivo" e "bom de se jogar".
Ultrapassagem
O cientista político Adriano Oliveira, disse que não ficou surpreso com o resultado da pesquisa Datafolha. "O crescimento de Raquel se deve muito mais a aprovação de sua gestão" avaliou. Para Oliveira, é bem provável que antes das convenções, Raquel Lyra já ultrapasse João Campos nas pesquisas.
Conversas
Embalada pelo crescimento nas pesquisas, a governadora Raquel Lyra vem aproveitando para conversar ainda que discretamente com alguns atores políticos. Ela recebeu o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) que é pré-candidato a senador. A alguns dias, esteve conversando com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB). Ambos da federação União Progressista.
Bastidores
O que se diz é que a governadora ofereceu as duas vagas do Senado em sua chapa para a federação. Uma ficaria com Eduardo da Fonte e a outra com Miguel Coelho. E encerraria de uma vez por todas a disputa. Da Fonte disse ontem em rápida entrevista a Dantas Barreto que apenas em abril é que a federação decidirá em qual palanque vai subir: se no de João, ou no de Raquel.
Confiante
No entanto, ontem mesmo, o prefeito João Campos disse estar confiante de que a condução do processo em torno da federação estará com Miguel Coelho a quem considera seu aliado. Já Dudu da Fonte que comandará a federação durante o processo eleitoral, disse que decisão pra valer, só depois de 4 de abril.
Questionamento
Líder na pesquisa Datafolha para o Senado, a ex-deputada federal Marília Arraes (SD) disse que o zum zum zum da conversa de que seu nome seria rifado na escolha para a corrida pelo Senado, pelo fato de ser mulher. “Se fosse um homem com meu histórico na política, com essas intenções de votos nas pesquisas, será que estaria sendo desconsiderado? afirmou Marília.
Homenagem
A Câmara Municipal do Recife realiza hoje, às 17h, uma Reunião Solene em homenagem aos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), reunindo importantes lideranças políticas e culturais. A proposição é do vereador Osmar Ricardo.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários