Coluna do Blog do Silvinho - 07 de janeiro de 2026


De olho no Senado, Silvio faz prestação de contas

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), iniciou o ano de 2026 fazendo uma verdadeira prestação de contas em suas redes sociais do trabalho desenvolvido no Ministério. No entanto, nesse meio não podia faltar uma prestação de contas de destinação de suas emendas parlamentares para municípios pernambucanos. O republicano chegou a destinar R$ 290 milhões para a saúde do estado e também R$ 170 milhões em maquinários.

Durante os vídeos e inserções prontas para suas redes sociais, Silvio destaca o seu trabalho, ao lado do presidente Lula. É lógico, uma tentativa de aproximar ainda mais seu nome do chefe do executivo nacional que tem hoje uma aprovação de pelo menos 60% dos pernambucanos. Em diversas ocasiões durante o ano de 2025, o presidente apontou que o ministro seria um de seus nomes prediletos para disputar o Senado por Pernambuco, chegando a levantar a hipótese de uma dobradinha com o senador Humberto Costa que disputará à reeleição.

Silvio faz questão de ressaltar em alguns videos, a sua aproximação com o prefeito João Campos, principalmente que sejam relacionados ao Recife e também em algumas agendas políticas pelo interior, mantendo um certo distanciamento com discrição da governadora Raquel Lyra, o que deixa claro sua preferência na disputa estadual.

Alinhamento

A ausência dos nomes de Raquel Lyra e de João Campos tem uma justificativa. A exemplo de Cortês, na mata sul pernambucana, os aliados de Silvio Costa Filho estão em sua maioria ao lado da governadora Raquel Lyra. Logo, o ministro que pretende ser o candidato na chapa de João, tem que fazer sua divulgação nestas cidades com independência.

Cidade estratégica

Cortês tem sido uma cidade estratégica para Silvio na região da mata sul. É de lá que tem uma das pré-candidatas do partido à Câmara Federal. Trata-se de Letícia Borba, vereadora e presidente da Câmara. Ela é neta da atual gestora, Fátima Borba.

Não é exceção

Parece que a divisão de apoios não será exceção neste ano, mas regra. Diversos prefeitos estão anunciando apoio a senadores, mesmo sem nenhum compromisso com o candidato a governador. Este feito já levou inúmeras lideranças a fecharem chapa com candidatos que vão do PL, PSB, PT e MDB.

Com João

O vereador do Recife e pré-candidato a deputado federal, Samuel Salazar, disse em entrevista ontem à Folha que o MDB estará com João Campos para o Governo. Salazar, afirmou ainda que às tentativas de judicialização do comando da legenda é um grupo oposicionista dentro do partido que faz de tudo apenas para atrapalhar por não ter conseguido vencer no voto.

Federação

Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte receberam, na sede da Federação União Progressista, no Recife, lideranças políticas do Litoral Sul de Pernambuco. O encontro reuniu o deputado France Hacker, o prefeito de Rio Formoso, Berg de Hacker, a ex-prefeita de Sirinhaém Camila Machado, o conselheiro federal da OAB Maurício Albuquerque, além de representantes dos municípios de Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré. 

Dobradinha

Presente ontem em reunião da federação União Progressistas, o deputado estadual France Hacker pode ter dado um passo importante para a sua nova legenda, já que está de malas prontas para deixar o PSB no próximo mês de março. France vai dobrar na maioria das cidades de sua base com o deputado federal Lula da Fonte.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários