O prefeito do Recife, João Campos (PSB), iniciou 2026 praticamente com os dois pés na sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco. Ontem ele recebeu o apoio de mais um prefeito para o seu projeto. No dia seguinte ao réveillon, João já havia recebido apoio de um prefeito da base de apoio da governadora Raquel Lyra.
Esses dois gestos de apoio recebidos por João na primeira semana de janeiro só confirmam o que nos bastidores ainda era tido como dúvida, principalmente entre políticos aliados da governadora Raquel Lyra: não tem plano b ou c. O plano A dos socialistas é João Campos.
Esse provável "recuo" de João Campos se daria em vista do crescimento da governadora Raquel Lyra nas últimas pesquisas divulgadas em 2025. No entanto, aliados de João Campos dizem que mesmo a governadora chegando na casa dos 30%, o crescimento é algo visto como natural. Fica cada vez mais difícil acreditar neste cenário diante de uma agenda de início de 2026 tão política como a que o prefeito vem cumprindo.
Assembleia
A líder do governo, deputada Socorro Pimentel (UB), fez um duro questionamento nesta segunda-feira na Alepe. "Eu vim perguntar se vai ser preciso uma intervenção judicial para que esta Casa siga a Constituição, o regimento e as leis", afirmou a deputada tão logo foram abertos os trabalhos da convocação extraordinária.
Expectativa
Aliado da governadora Raquel Lyra, o deputado estadual France Hacker (PSB), acredita na sua reeleição e disse que até o mês de abril deste ano, a governadora estará alcançando 70% de aprovação e chegará fortíssima na campanha eleitoral deste ano.
Resultado
Essa crença é também de muitos aliados de Raquel que viram o ano de 2025 terminar melhor do que começou. "O resultado começou a aparecer e a tendência é de que cada vez mais a população tome consciência do trabalho sendo realizado e isso se reflita na aprovação da gestão" disse France.
Maria estadual
Marília Arraes confirmou a Magno Martins, entendimento entre ela e sua irmã para que Maria dispute uma vaga na Assembleia Legislativa. Isso deixaria o caminho livre para Marília Arraes disputar novamente uma vaga na Câmara Federal. Embora a ex-deputada ainda insista que vai mesmo disputar o Senado.
O plano B
Na verdade, Marília já sabe que não será nada fácil construir uma candidatura ao Senado e está buscando logo garantir sua vaga na Câmara Federal. Isso já aconteceu no ano de 2018 quando Marília mesmo sabendo do acordo nacional entre o PT e o PSB, levou sua candidatura até a véspera das convenções, justamente para garantir uma campanha tranquila para a Câmara. Na época, o PT chegou a garantir a Marília, o aporte de uma deputada já de mandato.
Dueire
O prefeito de Pombos, Elias Meu Fii, formalizou seu apoio à reeleição do senador Fernando Dueire (MDB), destacando a atuação municipalista do parlamentar e o compromisso permanente com os municípios pernambucanos.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários