Coluna do Blog do Silvinho - 05 de janeiro de 2026

 Direita ou esquerda em 2026?

Começou o ano eleitoral e nele crescem às expectativas de como será a reação do eleitorado pernambucano para qual caminho seguir. Isso porque cada eleição é uma história e com o passar dos anos o quadro por aqui vem mudando e 2026 não é um ano fora dessa curva.

Em 2018, o PSL comandado pelo deputado Luciano Bivar abriu suas portas para o deputado Jair Bolsonaro se filiar e se candidatar a presidente da república. Essa movimentação de Bivar fez com que diversos nomes que estavam filiados ao partido, trocassem de legenda com medo do resultado eleitoral. Afinal, com a comoção pela prisão de Lula em Pernambuco, seria muito difícil fazer campanha para Jair Bolsonaro. Embalado pela popularidade da campanha de Bolsonaro, Luciano BIvar pulou de 30 mil votos em 2014 para 117 mil em 2018. Além disso, a coligação ainda colocou na Câmara Federal, o deputado federal Fernando Rodolfo.

Na Assembleia Legislativa, dois deputados da coligação que dava sustentação a Jair Bolsonaro foram eleitos: Marco Aurélio e Fabrizio Ferraz.

Em 2022, com Bolsonaro candidato à reeleição, o cenário foi bem melhor: já no PL, o presidente conseguiu eleger quatro deputados federais e cinco deputados estaduais. Soma-se a esta conta alguns do PP que se elegeram defendendo à reeleição do presidente. Anderson Ferreira conseguiu como candidato a governador a terceira posição com mais de 890 mil votos e Gilson Machado ficou em segundo lugar para o Senado com 1 milhão e 300 mil votos.

André Ferreira e Clarissa Tércio foram os mais votados para deputado federal e Pastor Junior Tercio e Coronel Alberto Feitosa os mais votados para a Assembleia Legislativa. Todos eles, bolsonaristas.

Cenário diferente

Agora em 2026, Jair Bolsonaro está preso, cumprindo pena por tentativa de golpe de estado, mas seu filho Flávio Bolsonaro é o nome da direita na disputa e vai tentar repetir a votação do pai. Será que vamos ter bolsonaristas liderando a listagem dos eleitos mesmo sem a direita estar no comando do executivo federal?

Província

Alguns analistas políticos acreditam que tendo em vista a forte polarização entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSB), o assunto sobre direita e esquerda fique em segundo plano e o acirramento aqui se dê entre quem está com Raquel e quem está com João. Isso tanto para deputado federal quanto para deputado estadual.

Defesa

No entanto, os bolsonaristas acreditam que Pernambuco tem entre 1 milhão e 300 a 1, 5 milhão de votos que se consideram de direita. Logo, estes eleitores dificilmente deixarão de votar em quem não está alinhado com o projeto nacional de Jair e de Flávio Bolsonaro. Muito embora, a direita não se resuma apenas a estes dois hoje em dia.

Aprovação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou na última sexta-feira a apreciação de matérias enviadas pela governadora Raquel Lyra. A aprovação ocorreu em sessão extraordinária com a presença dos deputados da base do governo.

Tragédia

O ano novo iniciou com uma grande perda na família do deputado federal Pedro Campos (PSB). Seu sogro, Augusto Carneiro, faleceu vítima de um acidente automobilístico. Em suas redes sociais, o parlamentar registrou a perda irreparável de Augusto que segundo Pedro, "foi um filho exemplar, marido companheiro, pai excepcional e o melhor avô que Nina poderia ter".

Pernambuco

Dois mil e vinte seis começa com visita em algumas cidades de Pernambuco de um presidenciável. Renan Santos, do Missão (partido comandado pelo MDL), desembarca em Recife no próximo dia 11 para algumas agendas ao lado de seus colegas de partido.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial



Postar um comentário

0 Comentários