Coluna do Blog do Silvinho - 19 de novembro de 2025


Marcando território

Durante entrevista à CBN na última segunda-feira (17), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), vestiu a camisa de pré-candidato ao Governo de Pernambuco e teceu ainda que de modo tímido algumas críticas a gestão da governadora Raquel Lyra. O tom do debate chamou a atenção, mas deve ser algo bastante corriqueiro de agora em diante, principalmente por estarmos às vésperas do ano eleitoral.

Embora não tenha assumido sua pré-candidatura publicamente, João já trabalha com este pensamento. Desde que foi reeleito em 2024, tornou-se quase que um nome natural para enfrentar a atual governadora na campanha do ano que vem. Tanto é que no seu campo ideológico, nenhum outro nome sequer é citado ou lembrado. Bem diferente da ala mais à direita que vez por outra lembra-se do vereador Eduardo Moura ou de Gilson Machado Neto.

Chama a atenção, no entanto, que o tom adotado por João surja agora faltando pouco mais de um mês para iniciar o ano de 2026 e ocorra justamente em um momento em que as pesquisas mostram uma reação positiva da governadora Raquel Lyra, tendo inclusive melhorado os números de sua gestão que tem entre os que a aprovam na casa dos 55 a 60% e isso também repercutiu na intenção de votos da gestora que chegou segundo o Datafolha a 30 pontos, e empatando na pesquisa espontânea. 

Inteligente e hábil como é, o prefeito João Campos já deve ter percebido que não pode deixar tudo para o próximo ano. Agora sim, é o momento de marcar território e acenar para quem o deseja disputando o Palácio do Campo das Princesas. 

Arrogância pura

Da mesma forma como se comportou nas eleições de 2020 e de 2022, a ex-deputada federal, Marília Arraes (SD) deu um verdadeiro show de arrogância durante entrevista a Folha de Pernambuco. Mesmo com duas derrotas em disputas majoritárias, Marília parece não ter compreendido bem o recado das urnas.

Na estrada

O senador Humberto Costa (PT) inicia hoje uma agenda intensa e estratégica pelo interior de Pernambuco. Em apenas três dias, Humberto vai percorrer seis municípios nas regiões do Agreste e Sertão. Na agenda, conversas com 12 prefeitos das regiões e várias lideranças políticas locais.

Aprovação

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa, aprovou, ontem, a PEC que estabelece o percentual de 1,55% e novos critérios para tornar mais transparentes as emendas parlamentares, a partir de 2027. A proposta é de autoria da Mesa Diretora, porém teve votos contrários dos deputados da base governista. A PEC tramitará nas comissões de Finanças e Administração até chegar ao plenário, onde a bancada do Governo é maioria.

Dando tchau

A deputada estadual e líder do governo na Alepe, Socorro Pimentel, disse que tão logo seja possível estará fazendo a mudança de partido. A janela partidária para os detentores de mandato acontecerá no mês de março de 2026. A parlamentar não está hoje confortável no União Progressista. De um lado, tem o grupo do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e do outro sua adversária em Araripina, Roberta Arraes.

Homenagem

A senadora Teresa Leitão foi homenageada com o título de cidadã da cidade de Palmares. A honraria foi proposta pelo vereador Cláudio Sales (PT). A parlamentar esteve na cidade no início da semana onde foi recebida pelo prefeito Junior de Beto.

Aprovação

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, o Projeto Antifacção para combate ao crime organizado. O placar foi de 370 a 110. O projeto foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional em outubro. O texto endurece penas, cria novos crimes, amplia poderes de investigação e determina regras especiais para líderes de organizações criminosas.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários