Coluna do Blog do Silvinho - 13 de novembro de 2025


Sem clima para Socorro Pimentel

Não existe hoje o menor clima para a deputada e líder do governo na Alepe, Socorro Pimentel (UB) dentro da federação União Progressista. A deputada que é esposa do ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel viu o comando da federação ir parar nas mãos de sua rival na cidade, a deputada estadual Roberta Arraes. A parlamentar é a única deputada governista dentro do União Brasil.

A federação ficou pequena para Socorro Pimentel. De um lado, no comando do União Brasil está o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que é pré-candidato ao Senado e que foi abandonado pelo grupo da deputada no ano de 2022 quando em plena campanha tanto Socorro quanto seu esposo Raimundo Pimentel trocaram o apoio a Miguel por Marília Arraes. 

Os resquícios dessa traição política ainda correm até a atualidade. Por outro lado, o deputado federal Eduardo da Fonte que preside o PP de Pernambuco e vai comandar a federação, tem em Araripina sua fiel aliada Roberta Arraes. 

Roberta sempre foi oposição ao grupo Pimentel na cidade e em 2024 participou ativamente da campanha do atual prefeito Evilásio. Para Socorro, não restará outra oportunidade que não migrar para uma outra legenda.

Podemos

Após perder o controle do PDT em Araripina no ano de 2024, o então prefeito Raimundo Pimentel anunciou o nome da sua candidata, Camila Modesto, pelo Podemos. Ela foi derrotada pelo atual prefeito Evilásio. O partido pode ser o destino da deputada Socorro Pimentel, ou mesmo o PSD da governadora Raquel Lyra. 

COP 30

Encerrando sua participação na COP30, em Belém, a governadora Raquel Lyra ressaltou o papel estratégico do Nordeste na produção de energia limpa e o compromisso de Pernambuco em atrair novos investimentos para impulsionar um ciclo de desenvolvimento sustentável no Estado, com foco em inclusão social e descarbonização da economia. Raquel participou da 13ª Reunião Anual de Alto Nível da Iniciativa Caring for Climate, promovida pelo Pacto Global da ONU, sendo a única governadora brasileira neste encontro.

Fracasso

O lançamento do ex-prefeito Lupércio, como pré-candidato a deputado estadual em 2026, mostra a fragilidade da atual gestão que tem como líder a prefeita Mirella Almeida. A gestora queria que seu esposo, Felipe Nascimento, que é vereador da cidade, fosse o candidato a deputado estadual. No entanto, a animação entre seus aliados era zero.

Difícil

Além de terem que trabalhar pela impossível eleição de Lupércio para deputado federal e de Felipe para estadual, o grupo caminharia para ficar durante os próximos anos sem representantes. Lupércio, deixou a cidade cheia de pendências em 2024 e com uma gestão impopular. Mirella, até o momento não disse a que veio.

Votação

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, informou que, na próxima terça-feira colocará em pauta, para votação no plenário, o projeto de lei em que o governo do estado solicita a autorização para empréstimo de R$ 1,7 bilhão.

Simone Santana

A deputada estadual Simone Santana (PSB) vai se tornar cidadã pernambucana. Nascida em São Raimundo Nonato, no Piauí, a deputada Simone Santana veio com a família para Pernambuco ainda criança, onde firmou raízes, construiu carreira, família e sólida atuação política. O projeto de cidadania da parlamentar foi apresentado pelo deputado estadual Álvaro Porto.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial



Postar um comentário

0 Comentários