Coluna do Blog do Silvinho - 10 de novembro de 2025


Marília e seu histórico eleitoral

A ex-deputada e vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, vai ter que trabalhar muito para melhorar sua imagem eleitoral, após as derrotas sofridas nas eleições de 2020 pela Prefeitura do Recife e de 2022 pelo Governo de Pernambuco.

Nos bastidores da política o que se comenta é que Marília é muito boa de largada na fase de pré-campanha, mas chega quase parando no dia da eleição. Basta olhar e comparar os resultados dos pleitos em que concorreu.

O pior deles foi em 2020, quando as pesquisas mostravam na véspera do segundo turno da eleição, um empate técnico entre João Campos e Marília em 50 a 50. Não foi o que chegou na urna quando o prefeito João Campos foi eleito com 56% e Marília saiu com apenas 43%. Uma diferença de 13 pontos percentuais.

Na eleição para o Governo de Pernambuco a história não foi diferente. Diversos institutos mostravam Marília ultrapassando a casa dos 30%. Bem diferente dos 23% que ela conquistou para ir ao segundo turno.

Abaixo do esperado

Para ajudar a somar nesse histórico, em 2018, mesmo fazendo uma pré-campanha ao Governo de Pernambuco quando teve seu nome rifado pelo PT, o resultado de Marília concorrendo a uma vaga na Câmara Federal ficou abaixo do esperado. Naquele ano, muitos analistas davam como certo que Marília teria pelo menos 300 mil votos e ajudaria a eleger uma bancada federal forte para o PT. Marília foi eleita com 193 mil votos.

Exigência

Naquele ano, Marília fez uma exigência para que o PT disputasse sem se coligar com outra legenda. Em 2018 a legislação ainda permitia coligações partidárias. Nesta eleição se elegeu Marília Arraes e Carlos Veras.

Fama

Esse currículo de Marília deixa hoje a classe política cética de que os números apresentados no momento pelas pesquisas não sejam como das outras vezes mais recall e menos seguros. Afinal, o que não garante que o resultado das urnas de 2026 deixe novamente Marília com um resultado abaixo do esperado como das outras vezes.

Noronha

A governadora Raquel Lyra aproveitou o final de semana para fazer uma visita institucional a Fernando de Noronha. Durante a visita, Raquel fez diversos anúncios como o lançamento das obras da Usina Solar Noronha Verde,  a abertura de licitação para construção de casas e a antecipação para maio a entrega do novo terminal de passageiros do aeroporto de Fernando de Noronha.

Sem espaço

O deputado federal Eduardo da Fonte anunciou na última sexta-feira, Roberta Arraes como presidente da federação União Progressista em Araripina. Com esse anúncio, quem ficou sem espaço na federação foi a deputada Socorro Pimentel que vai precisar procurar um outro partido para concorrer a um novo mandato.

Alinhamento

Em Jaboatão dos Guararapes, o final de semana foi marcado por mais um gesto de aproximação entre o prefeito Mano Medeiros e o presidente da Câmara da cidade, Getúlio Belém. O encontro reforçou a postura de gestão aberta ao diálogo, característica da administração de Mano Medeiros.

COP 30

Os olhares do mundo estarão voltados para o Brasil, em especial,  Belém do Pará a partir desta segunda-feira, quando se inicia a COP 30.  A COP30 abordará seis temas principais: Gestão Sustentável de Florestas, Oceanos e Biodiversidade. Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares. Construção de Resiliência em Cidades, Infraestrutura e Água. Promoção do Desenvolvimento Humano e Social.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eis a questão: descobrir onde erra a equipe de Marília. Provavelmente vai se repetir a mesma história para o Senado.

    ResponderExcluir