Em 2026 estarão em jogo duas vagas para o Senado Federal em todo o país. Cada estado tem três vagas senadores e duas destas, enfrentarão às eleições do próximo ano.
Atualmente, estão no mandato por Pernambuco: Humberto Costa, Teresa Leitão e Fernado Dueire. As duas vagas que estarão em jogo no próximo ano são ocupadas por Humberto e Dueire.
Estão de olho nestas duas vagas no próximo ano além de Humberto e Dueire: Silvio Costa Filho, Miguel Coelho, Eduardo da Fonte, Anderson Ferreira, Gilson Machado Neto e Marília Arraes. Nomes que são muito competitivos e conhecidos na política estadual e que com certeza teriam de certo a garantia de mandato de deputado federal.
A última vez que tivemos duas vagas em jogo foi em 2018. Na época, eram deputado federais e disputaram o Senado: Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Bruno Araújo e Silvio Costa. Humberto era senador de mandato e candidato à reeleição. Quem levou a melhor foi Jarbas. Mendonça, Bruno e Silvio Costa perderam a eleição e ficaram sem mandato eletivo de 2019 a 2022. Mendonça Filho conseguiu retornar à Câmara Federal em 2022 pelo União Brasil. Bruno Araújo não disputou mais eleições e Silvio Costa viu já em 2018 ascender para a Câmara Federal o seu filho, hoje ministro Silvio Costa Filho.
Tendo em vista este cenário da última eleição, é difícil, muito difícil de imaginar que todos os nomes que estão postos hoje na disputa nesta fase de pré-campanha, resolvam ir em busca de duas vagas no Senado e não optem pela segurança de um mandato de deputado federal.
Pela esquerda
Defendendo o projeto do presidente Lula (PT) que vai disputar um novo mandato, Humberto Costa vai tentar o seu terceiro mandato de senador. O senador foi vitorioso nas eleições de 2010 e 2018 sempre alinhado com o projeto político do PSB.
Pela direita
Já defendendo a bandeira do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Gilson Machado tem mostrado que tem disposição para encarar uma eleição para o Senado. Ele já foi candidato ao mesmo cargo em 2022 quando ficou em segundo lugar perdendo a vaga para a senadora eleita Teresa Leitão. A resistência ao seu nome é justamente do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira que comanda o PL em Pernambuco.
Com Lula
Já usando o adjetivo de ministro de Lula, Silvio Costa Filho tem mostrado uma disposição imensa de entrar na briga por uma das vagas de senador. No comando da pasta de Portos e Aeroportos, Silvio tem feito um trabalho que tem sido bastante elogiado pelo presidente Lula, o que dá a entender uma certa preferência pelo seu nome.
União Progressista
Já pela federação que une o PP e o União Brasil temos hoje dois nomes postos: o deputado federal Eduardo da Fonte e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho. Da Fonte vai comandar a federação em Pernambuco durante a campanha e por isso leva vantagem sob Miguel. Além disso, Eduardo da Fonte é hoje aliado da governadora Raquel Lyra.
Dueire
O senador Fernando Dueire tem demonstrado vontade e disposição para encarar a disputa por uma das vagas do Senado Federal.Também aliado da governadora Raquel Lyra, Dueire está hoje na briga acirrada pelo direito de disputar o Senado pelo MDB ao lado de Raquel. A briga já ultrapassou a esfera politica e está na ala judicial.
Correndo por fora
Dois nomes que são sempre lembrados para disputar uma vaga no Senado é do ex-senador Armando Monteiro e da ex-deputada federal Marília Arraes. Os dois estão sempre presentes em pesquisas eleitorais devido ao recall de terem participado de outras eleições majoritárias em Pernambuco. Marília comanda hoje o SD é não esconde de ninguém o seu desejo de entrar na disputa. Já Armando Monteiro não tem tecido nenhum comentário até o momento sobre 2026, embora conversas nos bastidores estejam ocorrendo.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81)98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários