Coluna do Blog do Silvinho - 06 de novembro de 2025


Especulações em torno de 2026

São fortes os rumores sobre a possibilidade da ex-deputada Marília Arraes, liderar uma candidatura ao Senado no projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). Muito embora, não haja nenhuma confirmação ou mesmo negação por parte de nenhuma das figuras.

Apesar de ser no momento algo impensado e até mesmo improvável na cabeça de muitos que observam atentamente o desenrolar da política, a possibilidade de uma chapa de Raquel e Marília anima alguns dos aliados da governadora que estiveram com Marília em 2022. É o caso do ex-deputado federal e também ex-vice na chapa derrotada, Sebastião Oliveira. Ele chegou a dizer que faria até a ponte entre as duas e já fez no ano passado registro chamando Marília de "minha senadora".

A informação sobre conversas entre Raquel e Marília passaram a correr após a divulgação da primeira pesquisa Datafolha em que a dirigente do Solidariedade aparece na dianteira, à frente inclusive do senador Humberto Costa (PT) que é cotado para uma das vagas na chapa do prefeito João Campos. Na mesma pesquisa, Raquel aparece com 30-31%, enquanto o prefeito recifense pontua entre 51-52%.

No comando

Marília Arraes tem hoje o comando do Solidariedade, mas o partido anunciou em junho federação com o PRD que é comandado por Josafá Almeida.

Ausência

Marília saiu das eleições de 2022 com uma força política grande. No entanto, durante a eleição municipal de 2024 não soube conduzir bem a montagem do seu partido, o Solidariedade, nas eleições. Muitos dos que estava com Marília na eleição de 22, se afastaram por sua falta de habilidade política para conduzir o partido em alguns municípios considerados importantíssimos.

Ela vai

Um aliado disse que Marília está hoje com uma ideia fixa no Senado Federal e deve aproveitar como fez em 2022, quando disputou o Governo de Pernambuco contra o PSB e até saiu do PT. Na liderança como está hoje, dificilmente ela abrirá mão, e poderá sim ir para o palanque de Raquel, caso seja negada sua vaga na Frente Popular com João Campos.

Recife

A vereadora Liana Cirne (PT) apresentou uma emenda ao Plano Plurianual (PPA) do Recife para incluir a entrega de calçados no kit estudantil dos alunos da rede pública municipal. A proposta se inspira em uma das iniciativas da educação pública recifense criadas na gestão do PT com o então prefeito João Paulo. O então programa “Aluno nos Trinques” garantia o fardamento completo para os estudantes.

Isenção

O Senado aprovou por unanimidade ontem proposta de Lula para zerar o imposto de renda de quem ganha até R$ 5 mil reais. O projeto também prevê redução de alíquota para quem ganha entre cinco mil e sete mil trezentos e cinquenta.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial



Postar um comentário

0 Comentários