É muito, mas não é tudo
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu elogios públicos do presidente Lula no último domingo. Esta não foi a primeira vez que o gestor federal elogiou o ministro sempre quase que no mesmo tom: um grande acerto ter colocado Silvio Costa Filho no Ministério. Apenas dois políticos pernambucanos que estão pleiteando uma vaga no Senado Federal receberam elogios do presidente Lula este ano: o atual senador Humberto Costa, por ocasião da inauguração da fábrica de hemoderivados em Goiana e agora, o ministro Silvio Costa Filho. Este fato fez com os olhos se voltassem para uma provável preferência de Lula para o Senado em 2026.
É fato. De todos os nomes que estão hoje na disputa como pré-candidatos, Humberto Costa e Silvio Costa Filho são mais próximos e mais alinhados com o presidente Lula. Apesar de ser defensora da gestão do petista, Marília Arraes não ocupa hoje nem mandato eletivo e nenhum cargo na gestão federal o que a deixa fora do radar de Lula. Embora, a ex-deputada nunca vá dizer isso por aí, já que ela sabe que ser uma critica ou não defender o presidente no campo em que ela está, seria praticamente pedir pra perder eleição.
No entanto, apesar de sem dúvida alguma representar uma vantagem imensa em um cenário como esse, o apoio do presidente Lula ainda não é tudo. É preciso muita articulação política e muito jogo de cintura. Silvio Costa Filho sabe que existem bons nomes na política pernambucana de olho em uma das duas vagas como o deputado federal Eduardo da Fonte e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho.
Ainda mais quando existe a questão de Marília Arraes que embora seja lembrada para disputar uma vaga na Câmara Federal, não vai desistir assim tão fácil do Senado. Vale lembrar que em 2022, a ex-deputada montou chapa para deputado estadual e federal em um pulo do gato para concorrer ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade. Quem garante que Marília não vá fazer o mesmo com relação ao Senado, embora seja um cenário muito, mas muito diferente.
Até onde vai?
Vai depender muito do cenário nacional, a possibilidade de uma candidatura forte da direita em Pernambuco para o Senado. Hoje estão a postos aguardando a oportunidade, o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira e o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, que não se unem em hipótese alguma.
Enquanto isso
Ainda sob a repercussão dos elogios de Lula, o ministro Silvio Costa Filho participou ontem de uma agenda ao lado do prefeito do Recife, João Campos e do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, na capital. Eles participaram da Primeira Caravana de Direitos 60+.
TJ
A governadora Raquel Lyra anunciou ontem o nome do novo desembargador do Judiciário estadual que ocupará a vaga reservada ao Quinto Constitucional da Advocacia. Carlos Gil Rodrigues Filho, advogado com pós-graduação em Direito Eleitoral, além de Direito Penal e Processual Penal. Com 42 anos, ele também atuou como Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco, e desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).
Recife
Os vereadores de oposição ao prefeito João Campos pretendem levar a vereadora Jo Cavalcanti (PSOL) ao conselho de ética. O motivo: Jô chamou de “bandidos, fascistas, misóginos e racistas” os parlamentares de direita, por lamentarem apenas as mortes dos policiais na recente operação, do Rio de Janeiro.
IPVA
O deputado Antonio Coelho, vai conduzir amanhã uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na pauta, o debate da isenção do IPVA.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários