Coluna do Blog do Silvinho - 20 de agosto de 2025


Trabalho e judicialização

Apesar de já estar instalada e com nomes escolhidos, a CPI da publicidade deve ser alvo de judicialização por parte de deputados da base do governo. Ontem a deputada Débora Almeida já havia tentado através de um mandado de segurança, anular a indicação de Diogo Moraes para ocupar uma das vagas na comissão. Segundo governistas, as novas filiações dos deputados não constavam no site do TSE e o sistema só foi atualizado na manhã de ontem. 

Para completar a querela, o MDB da cidade de Gravatá disse em nota que a filiação do deputado Waldemar Borges não passou em nenhum momento pelo diretório municipal. Ainda segundo lideranças do partido, o regimento interno diz que a filiação para ser válida deve passar pelo diretório do domicílio eleitoral. Como o parlamentar vota em Gravatá, a filiação deveria ter sido feita por lá, e não pela executiva estadual como ocorreu.

Outro que também questionou a forma como foi conduzida a escolha dos novos líderes foi o deputado estadual Joãozinho Tenório (PRD) que disse ter perdido a liderança do partido sem nenhuma comunicação. Joãozinho disse que só tomou conhecimento da filiação de Junior Matuto ao partido, pela imprensa. "Não houve nenhuma comunicação da executiva estadual, nem sequer para colocar em debate a liderança".

Mesmo com tantas interrogações, a CPI foi instalada e será comandada por Diogo Moraes, Antonio Coelho e Waldemar Borges, todos aliados do PSB e da oposição. Enquanto isso, os governistas tentarão na justiça a anulação desta eleição.

É oficial

Está oficializada a federação do União Progressista. A oficialização ocorreu ontem durante ato em Brasília. Em Pernambuco, quem comandará a federação será o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte. 

Crítica

Em tom crítico ao comando do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Antonio Moraes disse que hoje a Assembleia Legislativa vive sob um comando autoritário e que não se respeita o regimento interno da Casa. O deputado citou como exemplo a questão da sabatina do administrador de Fernando de Noronha e a solicitação dos empréstimos pelo Governo de Pernambuco.

Débora Almeida

Antes de iniciar os trabalhos da CPI da publicidade, a deputada estadual Débora Almeida disse a deputada Dani Portela que coordenou os trabalhos iniciais, que a CPI está começando de forma irregular. A parlamentar apontou alguns vícios como a falta de registro de filiação aos novos partidos dos parlamentares que se mudaram de legenda ontem.

Xeleléu 

O deputado Waldemar Borges não gostou nada de ter ouvido de seus colegas que não passaria de manobrado do prefeito João Campos. Borges, em tom de ironia, acusou alguns deputados de serem xeleléus da governadora. O termo é muito usado no interior para chamar alguém de bajulador.

Celeridade

Já o deputado Diogo Moraes disse que vai trabalhar para que tudo seja esclarecido com rigor e celeridade. “A comissão foi devidamente instalada, cumprindo os prazos e demais requisitos regimentais com base na nova conjuntura partidária da Alepe. Agora é dar início aos trabalhos com muita seriedade, ouvindo o contraditório, mas também com a coragem e o rigor necessários para passar essa história a limpo.  Essa é uma prerrogativa do Poder Legislativo e vamos exercê-la com serenidade e equilíbrio”, afirmou.

Não gostou

Quem também levou a pecha de que estaria à serviço do PSB, foi a deputada estadual Dani Portela que é filiada (ainda) ao PSOL. A parlamentar que colheu às assinaturas para abrir a CPI não terá nenhum lugar de destaque.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários