Unindo o útil, ao agradável
Com a anuência do PSB, o partido recebeu ontem a desfiliação de três deputados que eram históricos na legenda: Diogo Moraes, Waldemar Borges e Junior Matuto. A mudança de partido dos parlamentares deu a oposição na Assembleia Legislativa a oportunidade de ter maioria na CPI que investigará gastos do Governo Raquel Lyra em publicidade.
Embora tenha sido algo que pegou o mundo político de surpresa, a mudança de legenda desses parlamentares já era algo esperado para a janela partidária, lá em março de 2026. Isso porque no PSB, todos eles teriam dificuldades em se reeleger.
Agora, nestas novas legendas, eles ganham um fôlego. Diogo Moraes e Junior Matuto não conseguiram êxito nas eleições de 2022 mas conseguiram chegar a Assembleia Legislativa devido a alguns acontecimentos. Agora, nas novas legendas, eles terão a oportunidade de buscar renovar os mandatos sem necessitar de uma verdadeira guerra política e por voto como foi dentro do PSB.
Waldemar Borges é também um dos parlamentares que deverá buscar um novo gás dentro de sua nova legenda, o MDB. Em 2022, Wal conseguiu se reeleger conquistando 14 mil votos em Gravatá, com o apoio do prefeito Joselito Gomes. Agora, ele não conta mais com este apoio na cidade e essa votação precisará ser suprida em outras localidades tendo em vista que sem ela, ele não teria sido reeleito.
Mesma coisa se pode dizer de Diogo Moraes que conquistou na cidade de Santa Cruz do Capibaribe em 2022, 13.400 votos. Isso com o apoio de Fabio Aragão que era prefeito da cidade e que agora irá disputar um mandato na Assembleia Legislativa pelo PSD. Logo, Diogo Moraes precisará de muito jogo de cintura para se reinventar e terá essa oportunidade no PSDB, ao lado do deputado Álvaro Porto que comanda a legenda.
Confiante
Observando atentamente a união de figuras de oposição na sua cidade em torno de João Campos, a prefeita Eduarda Gouveia fez um discurso bastante entusiasmado em defesa da governadora Raquel Lyra. "Irei me dedicar como se fosse a minha eleição. Direi ao povo de Carpina tudo o que conseguimos graças ao seu governo" disse Eduarda.
DNA socialista
A deputada estadual Socorro Pimentel disse ontem que agora ficou claro que a CPI instalada para investigar a publicidade da gestão estadual tem hoje o DNA do PSB tendo em vista a anuência dada pelo partido para a mudança de deputados o que pela lógica e costume só poderia ocorrer na janela partidária, lá pra março.
Chapa
Em entrevista assim que assumiu o comando do PRD, o prefeito de São Caetano Josafá Almeida disse que o partido não pretende lançar chapa para deputado estadual em 2026. Logo, Junior Matuto poderá estar apenas de passagem pela legenda. A não ser que o pensamento da direção partidária tenha mudado.
Oposição ferrenha
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa está trabalhando com gosto para dar força a oposição dentro da Casa. Partiu do próprio Álvaro às articulações para a mudança de partido que culminou na saída de Débora Almeida da liderança do PSDB bem como também da CPI. A vaga será ocupada pelo novo tucano, Diogo Moraes.
Judicialização
Essa novela tanto da CPI quanto das manobras de troca de partidos tanto da própria CPI, podem ser alvos de judicialização. A medida não foi descartada pela líder do governo, Socorro Pimentel que é filiada ao União Brasil. Socorro disse ainda que toda essa movimentação dentro da Alepe é fruto do desespero de setores da oposição.
Na estrada
Em meio a um verdadeiro tumulto dentro da Assembleia Legislativa, a governadora Raquel Lyra continua cumprindo sua agenda de visitas e de escutas à população. Ontem ela esteve em Vicência e em Carpina anunciando investimentos de R$ 109 milhões para a região. Hoje, a governadora estará em Belo Jardim, onde assina a ordem de serviço para a construção de 144 novas moradias.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários