Visita de Lula a Pernambuco, acende o fogo da polarização
O clima de pré-campanha não passou despercebido durante a visita de Lula a Pernambuco ontem. Na semana passada, a governadora Raquel Lyra já tinha organizada visitas ao sertão com a nova edição do Ouvir para Mudar que visa fazer uma prestação de contas do seu mandato atual e também colher ideias e sugestões para o próximo ano. No meio dos preparativos, o presidente Lula agendou uma visita a Pernambuco que foi divulgada no início da semana. Raquel preferiu manter o evento programado na cidade de Petrolina e Ouricuri e escalou a vice-governadora Priscila Krause para representá-la.
Logo, o prefeito João Campos que foi um dos anfitriões do presidente por um desses eventos ser no Recife, não iria perder a oportunidade de se destacar nesta visita ao gestor. E não foi um destaque qualquer. João Campos registrou que acompanhava o presidente desde a visita na cidade de Goiana. Mas, foi em Recife o grande ponto alto onde durante o seu discurso João Campos alfinetou a governadora Raquel Lyra pela ausência.
O prefeito lembrou que durante os anos de 2007 a 2010, Lula esteve oito vezes em Pernambuco e em todas às oportunidades foi recebido por Eduardo Campos. Assim aconteceu durante os anos de 2011 a 2013, quando o ex-governador também recebeu a ex-presidente Dilma, mesmo em 2013 quando já havia um claro afastamento político entre os dois.
A estratégia de Raquel Lyra de não desmarcar compromissos para receber Lula pode ser visto como um aceno ao centro, já que a gestora já vinha a tempos fazendo inúmeros acenos a esquerda que é sempre bem mais resistente ao seu nome. Já a João Campos interessa e muito essa afinidade e aproximação com Lula por dois motivos. O primeiro, que João quer o apoio exclusivo do presidente em 2026, e ele sabe que isso é algo que exige muitos requisitos e um dele é justamente este que ele já vem adotando. O outro, é que este é o campo escolhido por ele, e cujo destaque nacional como político de esquerda com forte influência nas redes sociais lhe garantem um espaço não apenas para 2026 mas também em disputas futuras.
Logo, tanto Raquel Lyra quanto João Campos tiveram razões de sobra. Um para se ausentar, o outro para marcar forte presença. E agora é só aguardar os próximos passos e seus frutos.
Números
Antes de desembarcar em Pernambuco, o presidente Lula tomou conhecimento de uma nova rodada de pesquisas no estado que o mostram com uma vantagem folgada, mas sem romper a marca dos 50%. Logo, o presidente vai precisar de muito jogo de cintura para conseguir abraçar a outra parcela do eleitorado pernambucano que prefere votar em todo o mundo menos nele.
Elogios
Em uma rápida entrevista a Rádio Jornal do Commercio, o presidente Lula disse que ainda não é o momento de falar sobre 2026. Fez questão de tecer elogios tanto a governadora Raquel Lyra que é filiada ao PSD, quanto ao prefeito João Campos que é do PSB e que deverão se enfrentar nas urnas em 2026. O presidente disse ainda que os dois são jovens e que vão ter tempo de sobra para servirem a população na política.
Defesa
O presidente Lula aproveitou sua passagem pela cidade de Goiana para rasgar elogios a atuação do senador Humberto Costa na Hemobras. Lula fez uma justa lembrança que ainda no ano de 2004, quando Humberto era ministro da Saúde de seu primeiro governo apresentou o projeto ao presidente. A fala foi entendida como um aceno e apoio a uma nova postulação de Humberto ao Senado.
Ouvir para mudar
Dando continuidade à rodada do Ouvir para Mudar no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra cumpre agenda nos municípios de Salgueiro, no Sertão Central, e Floresta, no Sertão de Itaparica. No evento, moradores vão poder votar nas iniciativas e obras que serão prioridades para o Estado no próximo ano. Além disso, também será feito um balanço das ações realizadas pela gestão.
Anúncio
A governadora Raquel Lyra autorizou ontem mais de R$ 60 milhões em obras hídricas no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, com a ampliação de sistema produtor e a instalação de Estação de Tratamento de Água. Ainda foi firmado um protocolo de intenções com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para implantação de um HUB de inovação que será gerido pelo Porto Digital em Petrolina.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários