Coluna do Blog do Silvinho - 30 de julho de 2025

Quando o gesto fala mais alto

A senadora Teresa Leitão concedeu uma entrevista na última segunda-feira onde disse que o PT não ficará em dois palanques mas que apoiará um só candidato. Algo bastante normal. Até porque o que está em jogo para 2026 é o apoio de Lula a um ou aos dois principais candidatos e não do partido que já disse não apenas por Teresa mas por outras figuras da legenda que vai exigir a vaga de senador na chapa. Ou seja, quem estiver pensando que vai ter o apoio da legenda sem fechar questão pela reeleição do senador Humberto Costa, pode tirar o cavalinho da chuva.

Outra coisa que a senadora chamou a atenção e é bem verdade é que até o momento apenas o prefeito João Campos acenou com a possibilidade de votar em Lula no próximo ano. Apesar de ser bastante agradecida ao presidente Lula, a governadora Raquel Lyra não fez nenhum aceno para esta possibilidade e nem tampouco deu uma afirmativa neste sentido. Apenas João.

E olhe que a declaração de voto na reeleição de Lula não é algo novo. Já como prefeito reeleito no mês de outubro em 2024, durante o programa Roda Viva, o prefeito João Campos disse com todas às letras que o seu candidato a presidente é Lula e que faria o que estivesse ao seu alcance para que ele conseguisse a façanha de se reeleger e se tornar o homem que administrou o Brasil por 4 vezes, em eleições diretas.

Neste sentido, João está com uma grande vantagem sobre Raquel.

No aguardo

Apesar de toda a proximidade entre o presidente Lula e a governadora Raquel Lyra, até o momento nenhum assunto foi tocado com relação a 2026. O PSD, partido da governadora tem hoje dois pré-candidatos a presidente: Ratinho Junior (governador do Paraná) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul).

Na luta 

Enquanto isso, no PSB, partido comandado nacionalmente pelo prefeito João Campos, a briga é grande para manter Geraldo Alckmin na vice-presidência. Mesmo com várias lideranças do PT o querendo na disputa pelo Senado em São Paulo.

Diálogo

A governadora Raquel Lyra reuniu ontem a noite no Palácio das Princesas, oito prefeitos da região metropolitana. Entre eles, Mano Medeiros de Jaboatão, Mirella de Olinda e Elcione de Igarassu. 

Antecipação

Em entrevista ontem para a Folha de Pernambuco, o deputado estadual Mário Ricardo criticou a antecipação do debate eleitoral na Assembleia Legislativa. “Eu acho que essa antecipação de debate eleitoral é muito ruim para o país, para o Estado e para os municípios”, disse o parlamentar. 

Sentença

A Justiça Eleitoral julgou improcedente a ação de investigação judicial por abuso de poder econômico contra o atual prefeito da cidade, Araújo (Avante). O resultado foi bastante negativo para a ex-prefeita Aline Gouveia que alimentava uma esperança de punição ao atual gestor.

Carpina

O ex-prefeito de Carpina, Manuel Botafogo, esteve na Prefeitura do Recife ontem onde conversou com o prefeito João Campos sobre a atualidade e o cenário político. A visita do ex-prefeito acende a possibilidade de um apoio do gestor a João no próximo ano.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários