Coluna do Blog do Silvinho - 29 de julho de 2025

O incômodo do palanque duplo

Existe uma movimentação clara dentro do PSB e principalmente do prefeito João Campos para que o presidente Lula tome uma posição em favor da postulação de João Campos em 2026. Ou seja, que não exista de maneira alguma a possibilidade de apoio as duas candidaturas que poderiam beneficiar diretamente o presidente Lula com a oposição e a situação fazendo campanha para ele.

Este é de fato o desejo do presidente Lula e da maioria do PT de Pernambuco e de influentes nomes do partido na nacional. Faz parte inclusive da estratégia da legenda que o presidente tenha em sua caminhada à reeleição o maior número possível de grupos, em especial no nordeste, apoiando Lula, o que daria a ele uma quantidade maior de votos que pode vir a fazer a diferença na contagem nacional.

O PSB quer a exclusividade, o que é normal e tal qual aconteceu nas últimas eleições presidenciais, em especial no ano de 2018 quando Lula e Haddad apoiaram Paulo Câmara e garantiram sua reeleição. Por outro lado, Raquel que faz parte hoje da base aliada do presidente e de uma ala do PSD que pretende apoiar sua reeleição.

E não apenas Raquel, mas o PSD no nordeste é em sua maioria lulista. Gilberto Kassab inclusive já avalia liberar aliados a tomarem a decisão que acharem melhor para o projeto estadual da legenda. Independente disto, essa é uma pauta que com certeza vai durar e não será pouco.

Ressentimento 

Dentro do PT existe hoje nomes que não querem se alinhar ao projeto de João Campos. O motivo é o ressentimento de figuras da legenda pelo fato do prefeito não ter contemplado o partido com a vaga de vice no Recife.

Apoio

Em sua caminhada pré-eleitoral pelo Governo de Pernambuco, João Campos recebeu o apoio do ex-prefeito de São João Genaldi Zumba. 

Fica

Sobre a coluna de ontem, a assessoria do ex-ministro Gilson Machado disse que o seu projeto é disputar pelo PL uma vaga de Senador em 2026, e minimizaram os atritos internos com o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira. "No próximo ano terão duas vagas em jogo. Então nada impede que o PL apresente tanto um nome quanto o outro" avaliaram.

Raquel e Lula

Prefeitos ligados a governadora Raquel Lyra já não escondem de ninguém que repetirão em 2026 uma chapa que ficou bastante conhecida em 2022. A chapa Raquel-Lula que viralizou durante o segundo turno. Com isso farão a campanha casada pela reeleição tanto de Lula quanto de Raquel.

Liderança

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, alcançou 86,3% de aprovação popular em seu segundo mandato, segundo levantamento recente realizado pela Alpha Pesquisa e Consultoria. Os dados reforçam o forte apoio da população à gestão municipal e refletem a continuidade de um trabalho aprovado pelos munícipes.

Escolha

A Academia Pernambucana de Letras (APL) realizou, ontem a eleição para preenchimento da Cadeira nº 35, anteriormente ocupada pelo acadêmico Marcos Vilaça. O professor e escritor Roberto José Marques Pereira foi eleito, por unanimidade, e passa a se tornar o novo imortal da APL.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários