Independente do resultado que venha a se tornar público durante o dia de hoje, o PT tem um grande desafio no país e outro maior ainda aqui em Pernambuco.
No Brasil, a responsabilidade do partido é construir uma base sólida para a reeleição do presidente Lula. Embora pareça, não é tarefa nada fácil. Primeiro que o partido não está mais na oposição, mas é situação e terá assim já a responsabilidade com os compromissos assumidos em 2022. Além disto, ainda terá o desafio com relação ao discurso a ser defendido pelo presidente que enfrentará a sétima campanha com o nome dele, onde teve duas eleições e uma reeleição. Sem contar as vezes em que foi derrotado.
Já em Pernambuco, o cenário é bem mais complexo. Primeiro que o partido defende a reeleição do senador Humberto Costa e o quer em uma chapa majoritária que tenha consistência para garantir sua vitória. Embora o cenário com o nome de João Campos seja o mais favorável, o número de prefeitos que apoiam a reeleição da governadora Raquel Lyra que já ultrapassa a marca de 140, chama muita a atenção. Mesmo com os prefeitos já de algum tempo não fecharem a chapa completa, mas apoiarem nomes independentes para o Senado.
Isso porque o PT não fala mais em candidatura própria ao Governo de Pernambuco desde o ano de 2018 quando apresentou o nome de Marília Arraes até a véspera da convenção partidária. O partido vem priorizando sempre a permanência no Senado Federal, algo que já foi colocado como prioridade por Lula. Em 2022, o PT chegou a ensaiar colocar o nome de Humberto Costa na disputa, mas fechou acordo com o PSB já no mês de janeiro daquele ano.
Agora, após o resultado do PED, o novo presidente nacional e principalmente o estadual terão grandes desafios, já que sempre a decisão nos estados, passa sempre pela nacional.
Expectativa
Embora até o fechamento desta nossa coluna não tenha sido divulgado o resultado oficial do PED em Pernambuco, existe uma expectativa grande para a eleição do deputado federal Carlos Veras com uma expressiva vantagem sobre o seu concorrente o ex-deputado federal Fernando Ferro. Veras conseguiu reunir em torno do seu nome, as principais lideranças do partido.
Mudança
Defensor da mudança de comando no PT de Pernambuco, Fernando Ferro foi defensor de uma candidatura própria do partido em 2022 e também em 2018. O ex-deputado defendeu em todas as oportunidades uma ruptura com o apoio ao PSB. Ferro defendia que o PT devia assumir um papel de protagonista no estado e não ficar à reboque do PSB.
Confiante
O deputado Carlos Veras se disse confiante em sua vitória no PED 2025. “Acreditamos em nossa vitória em razão de nossa construção coletiva que reúne um grande e amplo conjunto de lideranças partidárias, sindicais e sociais, que se farão representar nas urnas hoje para a afirmação de um PT forte, unido e popular”, declarou.
Destaque
O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa está em viagem internacional em Portugal e Madrid onde realizou palestras em evento da direita. O parlamentar que tem se destacado nesta ala ideológica vem sendo uma voz cada vez mais ativa em defesa do conservadorismo.
Comemoração
A governadora Raquel Lyra (PSD) usou suas redes sociais para comemorar a queda nos números de homicídio em Pernambuco. "Pernambuco já soma 13 meses seguidos com queda nos homicídios e nos crimes contra o patrimônio. Vamos continuar trabalhando incansavelmente, todos os dias, para seguir mudando a realidade da segurança pública no nosso estado" afirmou Raquel.
Sem surpresa
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, conseguiu emplacar o seu aliado para comandar o PT no município. Com mais de 97%, Junior Moraes comandará a legenda no município. A prefeita conseguiu costurar uma chapa de consenso em torno do seu aliado.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários