Ao lado dos familiares do saudoso Mestre xilogravurista bezerrense J. Borges, a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, assinou a Ordem de Serviço para construção de três pórticos no município, sendo um na sede, um em Serra Negra e outro no acesso ao Distrito de Sapucarana. A assinatura ocorreu no Gabinete Oficial, na última sexta-feira (04), com a presença também da vice-prefeita e secretária de Educação Socôrro Silva, de alguns vereadores e demais secretários municipais.
“Com alegria, estamos anunciando a construção dos pórticos em nosso município. Um sonho antigo da nossa população e também do nosso saudoso Mestre J. Borges. Em parceria com o governo federal, faremos um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão para oferecer uma acolhida mais artística, cultural e turística, com uma galeria a céu aberto, expondo a força da nossa cidade e a felicidade da nossa gente. Serão três pórticos, sendo um na cidade, outro em Serra Negra e outro em Sapucarana. Todos assinados pela xilogravura de J. Borges, que deixou seu legado eternizado para o mundo inteiro”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.
A conquista dos pórticos, que serão construídos em pontos estratégicos, representa um marco histórico para a identidade visual, cultural e turística de Bezerros, com investimentos da ordem de mais de R$ 1 milhão, frutos da parceria com o Ministério do Turismo e contrapartida da Prefeitura Municipal. De acordo com o planejamento da Secretaria de Infraestrutura, as obras serão executadas em quatro meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço.
Os pórticos são artisticamente assinados pela obra do saudoso J. Borges, xilogravurista que levou o nome de Bezerros para os quatro cantos do mundo. Seu legado ficou imortalizado em suas peças e cordéis. Os familiares acompanharam a apresentação dos projetos, diretrizes técnicas, prazos de execução, valores investidos e, principalmente, a importância e significado dessa conquista para os bezerrenses e todos que visitam o município.
Ainda de acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o pórtico da sede terá 25,7 metros de comprimento por 10 metros de altura e será construído entre as avenidas Professor Agamenon Magalhães e Otávio Pessoa Souto Maior (trecho da PE-097). O equipamento será um cartão-postal para moradores e visitantes.
Na Serra Negra, que fica a 10km do centro da cidade, o pórtico terá 18,5 metros de comprimento por 9,8 metros de altura e será construído na estrada de acesso, antes da chegada na vila. O equipamento representa uma referência visual, artística, cultural e turística para um dos cartões-postais mais bonitos e procurados do Nordeste e até do Brasil, onde acontece o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo.
Sapucarana, por sua vez, terá um pórtico logo no acesso da PE-108, que leva ao Distrito. O monumento terá 6,7 metros de comprimento por 9,5 metros de altura. A comunidade, considerada uma das mais importantes produtoras de tomate do município, entra definitivamente na rota dos destinos culturais, turísticos e de produção agrícola do interior.
HOMENAGEM ESPECIAL
A assinatura artística dos pórticos será do saudoso Mestre xilogravurista bezerrense J. Borges, através dos mosaicos que imortalizam sua obra como uma das maiores referências culturais de Bezerros, de Pernambuco e do Brasil. Os monumentos são verdadeiras galerias a céu aberto, símbolos da criatividade bezerrense, celebrando e exaltando um pouco da arte, cultura, história, tradição e legado da Terra do Papangu e Capital Pernambucana dos Bolos e Doces.
0 Comentários