Dueire, o Senado e o MDB
O senador Fernando Dueire já decidiu que vai disputar uma das duas vagas no Senado Federal. Embora apareça timidamente nas pesquisas de intenções de votos, o senador acredita que tem condições de reverter este quadro ao longo deste ano de 2025 e do próximo de 2026. Poderia escolher um caminho mais tranquilo que seria disputar uma vaga na Câmara Federal, mas parece disposto para ir ao embate pela Casa Alta.
Para tal, inicia a busca pelo comando do MDB em Pernambuco, que tem hoje à frente o ex-deputado federal Raul Henry. Se depender de Henry, o partido apoiará João Campos para o Governo de Pernambuco. No entanto, por lá, não há espaço sobrando para a vaga pelo Senado. Muito pelo contrário. Além da possibilidade de apoio ao senador Humberto Costa que também disputará a reeleição pelo PT (embora não saiba ainda por qual chapa) estão no aguardo os novos nomes da safra política pernambucana: o ministro Silvio Costa Filho, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-deputada federal Marília Arraes. A eleição pelo comando do MDB acontece no dia 24 de maio.
Dueire vê com tranquilidade uma presença sua na chapa de reeleição da governadora Raquel Lyra e é para lá que ele pretende levar o partido. Até agora, não existe nenhuma sinalização de quem possa vir a fazer parte da chapa majoritária da governadora embora sejam sondados nomes como o próprio Fernando Dueire, o deputado federal Eduardo da Fonte, o ex-senador Armando Monteiro e o próprio senador Humberto Costa, este na possibilidade de o PT vir a apoiar a reeleição da governadora Raquel Lyra.
Decisão
Caberá aos filiados do MDB de Pernambuco decidirem no voto quem vai comandar os destinos da legenda nas eleições gerais de 2026.
Confiante
O secretário Raul Henry que preside atualmente a legenda, está confiante que terá a maioria dos votos dos filiados. Já o senador Fernando Dueire também está no páreo com o apoio do ex-governador Jarbas Vasconcelos e do deputado Jarbas Filho.
Grupo
Henry conta com o apoio do prefeito de Vitória de Santo Antão Paulo Roberto que é da ala do partido que apoia o nome de João Campos na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026.
Machismo
Pegou mal para o deputado Junior Matuto (PSB) as palavras proferidas ontem em plenário para elogiar a atuação do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto. A fala machista do deputado veio em um contexto de uma crítica a governadora Raquel Lyra.
Buscando palco
Vindo de uma sequência de queda de votos de 2018 a 2022, a deputada estadual Gleide Ângelo que está apagadíssima neste mandato, vem tentando se destacar nas críticas a governadora Raquel Lyra. Bem diferente da posição que ela mesma tomava em seu primeiro mandato quando se referia ao ex-governador Paulo Câmara como "patrãozinho".
Omissão
Soa no mínimo estranho a parlamentar que é uma mulher, defensora das mulheres e que levanta a bandeira do feminismo, ser uma das maiores críticas da governadora Raquel Lyra se esquivando inclusive de seu papel como mulher, defender e deixar cair tanto o nível do discurso no parlamento como acontece. A omissão de Gleide Ângelo inclusive não tem passado batido.
Olinda
A Câmara de Olinda aprovou nesta terça-feira o título de cidadão de Olinda para o ex-presidente Jair Bolsonaro e também para o prefeito João Campos. O recifense conquistou a homenagem com unanimidade dos presentes, enquanto no caso de Jair Bolsonaro houve um voto contrário que foi o da vereadora do PT, Eugênia Lima
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial
0 Comentários