Coluna do Blog do Silvinho - 07 de abril de 2025

João Campos anima PSB 

A expectativa é grande dentro do PSB com a possibilidade de candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O termômetro pode ser sentido no último sábado durante congresso estadual do partido. 

Os socialistas saíram de uma campanha em 2022 que deixou o partido de fora do comando do Palácio das Princesas quando Danilo Cabral ficou em quarto lugar atrás de Marília Arraes, Raquel Lyra, Anderson Ferreira e praticamente empatado com Miguel Coelho. Naquele ano, o PSB sofreu um duro recados das urnas no estado. Até mesmo durante o segundo turno o partido viu novamente uma nova derrota ao apoiar Marília Arraes e a mesma perder a eleição para Raquel Lyra.

Três anos depois, e às vésperas do ano eleitoral, o partido está animado com a possibilidade de candidatura de João Campos. O prefeito que foi reeleito em Recife com 78% dos votos válidos, se tornou a esperança de um retorno do partido ao comando do Governo de Pernambuco mas não só isso, a um protagonismo político que o partido deixou de ter após o trágico falecimento de Eduardo Campos em 2014, ano em que disputava a presidência da república. 

Apesar da idade, João já é lembrado como possível sucessor de Lula pelo eleitorado progressista. E a possibilidade de ele deixar a Prefeitura do Recife e se candidatar ao Governo anima não só os socialistas como outros aliados.

Nacional

João Campos assume no próximo mês de maio o comando nacional da legenda. Sob sua responsabilidade, a organização partidária para às eleições de 2026, e de quebra a organização também do PSB em Pernambuco para sua própria eleição. O congresso nacional da legenda acontece nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho.

Com o PSDB 

Partido até recentemente da governadora Raquel Lyra, o PSDB que passou a ser comandado pelo deputado estadual Álvaro Porto agora é oposição ao atual governo estadual. Durante discurso no último sábado, Porto disse que a legenda marchará na oposição e que se arrependeu de ter votado em Raquel para o Governo de Pernambuco.

Preferência

Para quem não lembra, em 2022, o candidato preferencial de Álvaro Porto era o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. No entanto, após a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL, Porto resolveu não seguir este caminho e preferiu ficar no PSDB que é um partido de centro e nem tão a direita e nem tão a esquerda.

Prejudicial

Na época, Álvaro Porto achava que ir para o PL iria prejudicar sua campanha já que sua base é forte no interior onde o presidente Lula tem uma força inquestionável.

Filiação

O PSD Pernambuco realizará nesta segunda-feira (07), uma reunião para filiar prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de todo Estado ao partido. O ato será liderado pela governadora e presidente estadual da legenda, Raquel Lyra, no Novotel, no Recife.  Também participam do evento o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. 

Recondução

O PSB reelegeu  o deputado Sileno Guedes como presidente do partido em Pernambuco. A recondução ocorreu durante o XVI Congresso Estadual da sigla, realizado no Auditório da Unibra, no Recife,  com a presença de João Campos.

Ausência

Depois da repercussão de notas entre o deputado estadual Jarbas Filho , Raul Henry preferiu não comparecer ao Congresso do PSB no último sábado. Uma semana antes, Hery compareceu a São Lourenço da Mata e exaltou o nome do prefeito João Campos. Jarbas Filho acusou Henry de ingrato a seu pai e disse que o ex-deputado federal já vem de muito tempo explorando do nome político do ex-governador de Pernambuco.

Fica com Raquel

O deputado estadual Izaias Regis, disse em nota que mudará de partido tão logo chegue a janela partidária. O parlamentar seguirá com a governadora Raquel Lyra. Regis que se recupera de uma pneumonia aceitou compor a nova direção partidária com Álvaro Porto.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários