Coluna do Blog do Silvinho - 20 de fevereiro de 2025

Quem tem mais chances? Miguel ou Silvio Costa Filho?

As duas vagas pelo Senado vão dar muito o que falar até o próximo ano. Não está em jogo um mandato, mas, 8 anos de mandato. Logo, o tempo urge e chama a atenção de nomes políticos como Silvio Costa Filho (ministro de Portos e Aeroportos) e de Miguel Coelho (presidente do União Brasil). 

No noticiário político, Silvio Costa Filho aparenta ter uma vantagem a mais que Miguel. No entanto, o ex-prefeito de Petrolina que aparece com a vantagem de já ter disputado uma eleição majoritária em nível estadual, vem demonstrando que está pra valer na disputa. Como a possibilidade de Humberto Costa concorrer a reeleição na chapa de João Campos, a outra vaga restaria automaticamente a um dos dois. Silvio disputou apenas uma eleição majoritária na qualidade de vice-prefeito de João Paulo na eleição de 2016. Mas não obteve sucesso.

Miguel, por sua vez, já foi prefeito eleito e reeleito de Petrolina em 2016 e 2020. 

Já do ponto de vista do cenário nacional, Silvio Costa Filho tem uma vantagem significativa sobre Miguel por ser ministro e muito próximo ao presidente Lula. O ministro, no entanto, não é aquele político de esquerda, embora seja muito próximo do PT, mas sim ligado ao centro. Da mesma forma, Miguel Coelho. Pelos números de pesquisas, (as poucas que apareceram), Miguel aparece com uma certa vantagem sobre Silvio Costa Filho. Embora, o ex-prefeito de Petrolina carregue ainda o recall da disputa majoritária de 2022.

Marília corre por fora

Ninguém tira da cabeça de Marília Arraes que ela pode disputar a vaga de senadora na chapa de João. E ela tem uma certa razão. Está no banco de reservas para caso o PT opte pela governadora Raquel Lyra.

Na divisão

Caso o PT decida apoiar Raquel Lyra, não significa que Miguel e Silvio serão a chapa de João automaticamente. O socialista planeja uma espécie de vingança contra o partido de Lula, dividindo os votos da esquerda com Marília.

Se fez uma vez, repete

Marília fez esse papel ao dividir os votos que por lógica iriam para Danilo Cabral em 2022. Muitos até hoje creditam a ela a derrota sofrida pelo PSB que poderia ter ido ao segundo turno na eleição passada.

Creches em Pernambuco

Cumprindo um dos compromissos de seu plano de governo, a governadora Raquel Lyra assinou  a ordem de serviço que marca o início da construção de 38 novas creches em 30 municípios de Pernambuco. A iniciativa faz parte do programa Juntos pela Educação e conta com um investimento total de R$ 185,6 milhões.

Em Pernambuco

O ex-presidente, Jair Bolsonaro, estará em Pernambuco na próxima segunda-feira. A agenda do liberal será no Recife, em Carpina e em Vitória de Santo Antão. Nesta última cidade, ele recebe a cidadania das mãos dos vereadores.

Bem vinda

Não é apenas o PSD que está de portas abertas para receber a governadora Raquel Lyra. Também o MDB. A informação é do presidente Baleia Rossi de que caso Raquel queira disputar pelo MDB sua reeleição no próximo ano tem garantia da legenda.

MDB e o crescimento

O partido do qual faz parte o senador Fernando Dueire em Pernambuco, está de olho não apenas em Raquel Lyra mas também em alguns prefeitos pernambucanos que estão pensando em mudar de partido.

Aproximação

A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, não saiu apenas do PSB. Se afastou também do prefeito João Campos e está ao lado da governadora Raquel Lyra. A prefeita esteve presente no Pernambuco é meu país na Avenida Paulista e é apenas (a primeira) das muitas baixas que o PSB deve ter nos próximos meses.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários