Se o PT pode, o PL também poderá
A eleição de 2026 promete ser uma das mais acirradas para o Senado Federal em Pernambuco e os motivos são os mais diversos. E promete ser também bem diferente do que foi em outros anos anteriores onde se costumava observar bem o cenário eleitoral. Agora, com a polarização nacional fica cada vez mais acirrada a disputa entre o PT e o PL que buscam ampliar suas bancadas de senadores.
No caso do PL, o partido aqui em Pernambuco está em um cenário bastante favorável. Partido de direita e comandado aqui no Estado por Anderson Ferreira, a legenda pode buscar um protagonismo ainda mais forte. Em 2022, Anderson aceitou o desafio de Bolsonaro para abrir um palanque para ele. Em 2022, Anderson Ferreira conseguiu chegar em terceiro lugar com quase 900 mil votos que não podem serem descartados de uma disputa estadual com total alinhamento com a política nacional como é uma eleição para presidente. A presença do candidato na disputa pelo Governo ampliou a participação da legenda na Assembleia Legislativa e também na Câmara Federal.
Anderson é um antigo defensor de pautas conservadores e chegou a ser colega de Jair Bolsonaro na Câmara Federal. Não é alguém que caiu de paraquedas. A frente da administração de Jaboatão dos Guararapes ganhou destaque e teve sua gestão premiada internacionalmente. Diante deste currículo, Anderson Ferreira poderá ser o nome majoritário da direita em Pernambuco para uma vaga no Senado (em 2026 serão duas vagas em jogo). Sabe-se que a presença de Jair Bolsonaro na disputa ainda é uma incógnita mas independente de qual seja o desenrolar nacional, o campo da direita deve apresentar um nome que pode indicar uma virada de chave.
Vale lembrar que o PL obteve em Pernambuco nas eleições municipais em 2024, mais votos que o PT. Ou seja, o partido tem como também pleitear a vaga de senador em uma chapa estadual, lógico que do lado oposto ao PT. Logo, existe todo um cenário favorável para uma postulação no campo da direita. E o partido tem toda motivação para ir em busca desse espaço.
Prioridade
Se dependesse do presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, uma disputa majoritária em nível estadual por aqui seria comandada por Anderson Ferreira. Já Gilson Machado goza da amizade com o ex-presidente Jair Bolsonaro que pode ser o diferencial na hora da escolha.
Chance grande
Com Anderson Ferreira se cacifando para uma disputa majoritária é bem provável que Gilson Machado, que concorreu a Prefeitura do Recife em 2024 e ficou em segundo lugar, dispute uma vaga na Câmara Federal.
Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), transmitiu no último sábado, o cargo ao vice-presidente da Casa, deputado Rodrigo Farias (PSB). Até o dia 21 deste mês, Porto cumpre licença de caráter cultural nos Estados Unidos. “Recebo essa missão com grande senso de responsabilidade. Durante esse período, estarei em plena consonância com o presidente Álvaro Porto, garantindo a continuidade dos trabalhos com diálogo e compromisso com Pernambuco”, afirmou Farias.
Sem fechar portas
Miguel Coelho gravou um vídeo ontem em suas redes sociais onde disse que está pavimentando sua candidatura ao Senado em 2026, e que não fechará nenhuma porta, mas que tratará do assunto apenas no próximo ano. O ex-prefeito vem conversando e se debruçando sobre a preparação de seu partido, o União Brasil, para a eleição do ano que vem quando pretendem ampliar a base de deputados estaduais e federais, além de pleitear a vaga do Senado.
Não tem pressa
Em entrevista a CBN, a governadora Raquel Lyra disse não ter nenhuma pressa para tratar sobre 2026, e disse que quem faz esse tipo de antecipação é a oposição. “Quem faz a discussão do processo eleitoral agora é a oposição. Meu trabalho é governar. Eu fui eleita para governar Pernambuco. Nós encerramos, agora, a primeira metade do nosso mandato e vamos trabalhar para fazer as entregas que nos comprometemos”, disse Raquel.
Sem descartar
O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa disse que o plano para 2026 é disputar a reeleição na Assembleia Legislativa, mas não descarta um voo mais alto principalmente se for para atender a um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários