Coluna do Blog do Silvinho - 07 de fevereiro de 2025

A responsabilidade de João

As fortes chuvas que caíram no Recife estão maculando uma gestão que é (ou era, até então) uma vitrine para o PSB. No entanto, os problemas estão cada vez mais às claras e o prefeito João Campos com a obrigação de estar bem mais na defensiva do que esteve em outras oportunidades. A responsabilidade é de todos, mas principalmente do prefeito. 

Foi na gestão de João Campos, (no primeiro mandato, em 2022) que o Recife sofreu com uma verdadeira tragédia por conta das chuvas. Foram dezenas de mortes, milhares de pessoas desalojadas, milhares de casas danificadas e outras destruídas completamente. Isso no segundo ano do primeiro mandato de João. O assunto foi pauta na Câmara Federal por proposição da ex-deputada Marília Arraes e também por Maria Arraes (esta última no ano de 2024).

A Prefeitura do Recife vem recebendo nos últimos anos, repasses de bilhões de reais para trabalhos em acostamentos, morros, para dragagens, drenagens e afins. Tudo isso, na gestão de João Campos e principalmente, depois da posse do presidente Lula. Esses investimentos que são frutos de inúmeros empréstimos geram para o Recife uma dívida bilionária.

Em abril de 2023, João Campos conseguiu junto ao BID empréstimos que totalizaram totalizam US$ 364 milhões, o que significa cerca de 2 bilhões. Agora, após dois anos da aquisição do empréstimo, o Recife passa ainda a vivenciar os mesmos problemas de sempre e o questionamento cai justamente em cima do prefeito João Campos que precisa reagir e parar de jogar a culpa na população como vem fazendo. Afinal, é a gestão dele que está servindo de vitrine para uma futura gestão do PSB em Pernambuco já que as últimas foram reprovadas nas urnas em 2022.

Não é a única cidade

O Recife não é a única cidade que vem sendo castigada pela chuva. Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe, Itapissuma. No entanto, graças a uma possível pré-candidatura de João ao Governo, ele passou a ser vitrine para todo o Estado que acompanha o prefeito lembrando que no final do mês já se inicia as festividades de momo.

Foi avisado

Vereadores de oposição ao prefeito João Campos fizeram questão de lembrar que no mês de janeiro foi realizada uma cobrança pública justamente para às áreas mais afetadas. No entanto, o prefeito socialista fez ouvido de mercador para estas por se tratarem de cobranças de vereadores que não são aliados a ele.

Nada republicano

Vale a lembrança recente que a maneira de João governar é dando às costas para a população. Na última segunda-feira, por exemplo, na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara do Recife, o prefeito deixou o local enquanto vereadores de oposição discursavam. Como pode existir diálogo com atitudes infantis deste porte, João?

Sem definição

O senador Humberto Costa reuniu ontem a imprensa durante um almoço e conversou sobre a política estadual e cenários para 2026. O petista disse que o seu partido não fechou questão para a próxima eleição nem com a governadora Raquel Lyra que é (ainda) do PSDB nem tampouco com o prefeito João Campos que é do PSB. 

Cenário nacional

Humberto disse que a definição do apoio do PT dependerá do cenário nacional, do apoio a Lula e também da posição nacional da legenda. Em um dado momento o senador cogitou a possibilidade de o partido apoiar a reeleição de Raquel, de caminhar com João ou apoiar as duas postulações.  

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial



Postar um comentário

0 Comentários