Coluna do Blog do Silvinho - 21 de janeiro de 2026

O alinhamento vale mais que o apoio

A eleição de 2022 mostrou que o alinhamento político gera muito mais benefícios do que um apoio explícito. Marília Arraes e Danilo Cabral que o digam. Naquele ano, Lula declarou seu apoio oficial a Danilo que era o candidato do PSB e contava com um grande arco de alianças, mas ele também recebeu um apoio extraoficial: de Marília Arraes. 

No guia eleitoral, mais aparecia Lula do que o próprio Danilo. O PSB explorou o quanto pode o apoio do presidente. De nada adiantou que Marília já carregava um alinhamento político com Lula bem antigo e bem explícito e até mesmo por ser do PT se tornou quase que um voto natural.

Quando olhamos hoje a governadora Raquel Lyra, o prefeito João Campos e até mesmo o ex-vereador Ivan Moraes buscando ter a condição de apoio do presidente, o mesmo filme vem a nossa mente de uma eleição que não é tão antiga assim. Sim, João Campos nasceu dentro da política fazendo campanha contra o PT na época em que seu pai, Eduardo Campos se candidatou a presidente. Depois, se aproximou novamente do partido por ocasião das eleições de 2018 quando se elegeu deputado federal, e depois se afastou novamente na duríssima eleição para a Prefeitura do Recife quando teceu duras críticas a legenda de Lula. Mas em 2021 se redimiu e se reaproximou de Lula contra o bolsonarismo. De lá pra cá, não se afastou mais de Lula, embora não tenha a mesma lealdade ao PT.

Mas a história de seu bisavô Miguel Arraes e de seu pai, Eduardo Campos que estiveram mais com o PT do que contra, é um ponto muito grande a seu favor. João se colocou recentemente como soldado de Lula e este é o fator positivo para que o eleitor cole sua imagem na do presidente. São esses gestos que fazem com que o PT esteja hoje bem mais próximo de um apoio do presidente do que dos demais como bem disse Humberto Costa em entrevista ao nosso Blog no último domingo.

Também quer

O pré-candidato do PSOL ao Governo de Pernambuco, Ivan Moraes, esteve ontem com o presidente estadual do PT, Carlos Veras, e confirmou que vai fazer campanha para à reeleição do presidente Lula. Sem muitas novidades

Defesa

Ivan, no entanto, defende o apoio do presidente Lula a múltiplas candidaturas, ainda que o PT esteja em apenas um palanque. Não se sabe, no entanto, se o PSOL vai apoiar indiretamente à reeleição de Humberto Costa como segundo voto, já que a vereadora Jô Cavalcanti será candidata a uma das vagas pelo partido.

Recursos 

Durante a primeira Assembleia Geral Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) do ano ontem,  a governadora Raquel Lyra reforçou a importância do diálogo com as prefeituras para a construção do modelo de concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e assegurou o repasse de R$ 1,4 bilhão dos recursos da outorga aos municípios.

Mudança

A investida do PSD em prefeitos pernambucanos não parou no prefeito de Belém do São Francisco , Calby Carvalho. Ele deixou o Republicanos na última segunda-feira e ingressou no partido da governadora Raquel Lyra. Ele foi o primeiro de 2026, mas não será o único. Tem muitos outros para serem anunciados em breve.

Alinhamento

A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, tem se mostrado uma fortíssima aliada da governadora Raquel Lyra. Esse alinhamento entre as duas gestoras tem rendido bons frutos para o município que vem passando por uma grande transformação nos últimos cinco anos. Ontem foi entregue mais um trecho da adutora do agreste, de Caruaru–Bezerros que corresponde a aproximadamente 26 quilômetros de adutora, implantada majoritariamente com tubulação de ferro fundido de 800 milímetros de diâmetro, responsável por conduzir água até Bezerros.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários