O prazo de João
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), ainda não confirmou que vai mesmo disputar o Governo de Pernambuco. Mas isto não significa em momento nenhum que ele esteja com um pé atrás ou prestes a desistir. O que o prefeito recifense quer é deixar tudo pronto e amarrado para confirmar em uma só data: a oficialização de sua pré-candidatura ao Governo e também o lançamento dos dois nomes que vão disputar o Senado.
O prazo dado pelo próprio prefeito é a semana do carnaval. Até lá, João Campos espera que tudo esteja resolvido com Humberto Costa, Silvio Costa Filho, Miguel Coelho e Marília Arraes. O gestor recifense vem intensificando bastante às conversas com todos os atores da política desde o final de dezembro de 2025 e o início deste ano.
Foi justamente de olho nesse prazo que o tabuleiro começou a se mexer com maior frequência desde a semana passada na disputa pela segunda vaga de senador na chapa, chegando ao ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) emitir uma nota onde confirma que estará deixando o Ministério em abril, prazo da desincompatibilização, para concorrer ao Senado. Também esta semana, o presidente estadual do PT, Carlos Veras, disse que a legenda ainda não definiu quem apoiaria para o Governo de Pernambuco, dando a entender que o partido ficará livre para seguir com quem quisesse, embora a definição sempre venha da Executiva Nacional.
Some-se a isso a busca do ex-prefeito Miguel Coelho pela garantia de que terá direito a vaga pela federação União Progressista para disputar o Senado. Sem essa definição, já que o deputado federal Eduardo da Fonte também deseja entrar na disputa, fica sempre complicado para o petrolinense mexer com mais força no tabuleiro eleitoral. É nesse cenário conturbado e com um tremendo abacaxi, que João Campos tem a missão de montar e anunciar a sua chapa para enfrentar a governadora Raquel Lyra (PSD) que virá para sua reeleição extremamente competitiva.
Tá tudo bem
João Campos disse ontem que não existe dor de cabeça entre ele e Miguel Coelho e que ambos estarão juntos na eleição deste ano. Os dois estiveram conversando e o diálogo segue mantido.
Garantia
Aliados da governadora Raquel Lyra estiveram conversando com Miguel Coelho no mês de dezembro onde deram a garantia que no palanque da gestora, o ex-prefeito teria uma das vagas ao Senado, segundo fontes.
Gestos
No entanto, o que pesa contra a aliança entre Miguel Coelho e a governadora Raquel Lyra é o fato da gestora ter ido em Petrolina no ano de 2024 fazer campanha contra Simão Durando, aliado de Miguel. Na mesma época, João Campos fez um gesto, colocando o PSB para apoiar o prefeito, mesmo o partido tendo um pré-candidato que era o deputado federal Lucas Ramos. Isso ajudou muito a definir e a compreender a posição de Miguel e seu grupo hoje em dia.
Prestígio
Foi bastante prestigiada a posse do conselheiro Carlos Neves ontem, no Recife Expo Center. Ele assume a presidência da Casa de Contas para o biênio 2026-2027, tornando-se o 20º presidente da instituição. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do ex-governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, João Campos, além de secretários estaduais, deputados e lideranças.
Vertentes
O prefeito João Campos (PSB) conseguiu mais um palanque no interior de Pernambuco. Trata-se da cidade de Vertentes. Zito Barros que disputou a Prefeitura da cidade em 2024 e foi derrotado, vai caminhar com João. O anúncio foi feito em parceria com o deputado federal Felipe Carreras.
Missão
Durante passagem do presidenciável Renan Santos por Pernambuco, o Missão anunciou o nome de Renan Hallais como pré-candidato ao Governo. Hallais tem 35 anos e é formado em contabilidade e tem pós-graduação em finanças, investimento e banking.
PT pra todos
Se depender do deputado estadual João Paulo, o presidente Lula terá palanque triplo em Pernambuco. A declaração foi dada ontem em entrevista onde João defendeu o apoio do partido a João Campos, Raquel Lyra e Ivan Moraes. Algo nunca visto antes.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários