Coluna do Blog do Silvinho - 23 de dezembro de 2025

João termina bem, mas Raquel vem crescendo

Com a divulgação feita ontem pelo Paraná Pesquisas do último levantamento do ano de 2025, deu para animar todo mundo. A pesquisa que foi realizada no início desta quinzena, mostra que João Campos (PSB), venceria a governadora Raquel Lyra (PSD) ainda no primeiro turno. No entanto, a disputa está de pé e promete ser animada.

Raquel chegou a casa dos 30% (não apenas no Paraná Pesquisas, mas em todos os Institutos sérios - em alguns deles, chega a 35%), e a aprovação de seu gestão pelos pernambucanos também melhorou. Logo, apesar da vantagem de João Campos neste momento quando faltam dez meses para a eleição, o crescimento de Raquel prova que ela ainda está ( e bem) no jogo.

Some-se a isso a aprovação de sua gestão que começou em 2025 com 40% e encerra o ano com cerca de 55% de aprovação. Isso de acordo com a Paraná Pesquisas. 

Pesa a favor de João Campos o fato de que sua pré-campanha é ainda muito tímida. Para se ter ideia de quanto o socialista está evitando entrar no jogo do corpo a corpo, ele não chegou a visitar nem quinze municípios neste ano. Algo que mudará a partir de agora quando estaremos no ano eleitoral.

Diminuição

A governadora Raquel Lyra conseguiu diminuir e muito a vantagem que o prefeito recifense vem colocando nas pesquisas. Da primeira pesquisa de 2025 para esta última, a vantagem que chegou a ser de 39%, passou a ser de 22%.

Muitas interrogações

Com relação a disputa política de 2026, o ano pré-eleitoral termina com muito mais interrogações do que fatos concretos ou pelo menos previsibilidade.  Ainda não dá, por exemplo, para vislumbrar o cenário da corrida para o Senado, tendo em vista tantas pendências.

Política

O senador Fernando Dueire teve uma conversa ontem com o deputado federal e também pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte. Na pauta, assuntos relacionados a política pernambucana. Os dois são aliados da governadora Raquel Lyra.

Abraço

Antes de participar do ato de filiação de Mano Medeiros e Diego Cabral ao PSD, a governadora Raquel Lyra em um encontro com o ex-senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos. O encontrou reuniu o também ex-governador Gustavo Krause.

Sem problemas

Se depender do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a aliança do presidente Lula com a governadora Raquel Lyra continuará firme e sólida, reforçando às parcerias feitas entre os governos. O dirigente nacional disse que apesar do PSD ter hoje a intenção de lançar candidatura própria ao Palácio do Planalto, Raquel Lyra saberá reconhecer o trabalho do presidente Lula transformado em parcerias com sua gestão.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários