Coluna do Blog do Silvinho - 10 de dezembro de 2025


Cenário bem diferente 

Assim que foi reeleito prefeito de Salvador em 2016, ACM Neto virou automaticamente pré-candidato a governador da Bahia em 2018. Neto construiu sua pré-candidatura, deixou que informações, notas e gestos o apontassem como candidato contra Rui Costa que disputaria a reeleição naquele ano, mas estava em segundo lugar nas pesquisas, perdendo para ACM Neto em alguns cenários. Quando chegou a data limite do prazo, o então prefeito de Salvador preferiu ficar e adiar o sonho de disputar o Governo.

Algo muito parecido, acontece agora em Recife. João Campos foi reeleito prefeito com quase 75% dos votos em uma votação histórica e poderia ter a liberdade de ficar na Prefeitura até o final de 2028. No entanto, perderia a oportunidade de uma disputa ao Governo como a que ocorre agora quando seu nome e o recall do último pleito estão na mente da população, principalmente do Recife.

Bem diferente de ACM Neto, João Campos já deu sinais de sobra de que pretende deixar a Prefeitura e não adiar o projeto de disputar o Governo. Não quer deixar essa "quentura" passar e acabar como o ex-prefeito que teve uma amarga derrota em 2022, e agora vai sofrer muito para poder recuperar o protagonismo eleitoral que tinha naquele ano.

O grande desafio de João Campos é enfrentar uma candidatura de Raquel Lyra que começa a ter uma recuperação em sua popularidade e aprovação de seu governo. Bem diferente do que se imaginava a alguns meses, a eleição será dura e desafiadora para o prefeito que tem nas mãos a oportunidade de retomar o comando do governo para o PSB, embora em novas digitais.

Fazendo política

João Campos anunciou ontem o apoio da prefeita Rivanda Freira de Jupi que é filiada ao PSB e até então, aliada da governadora Raquel Lyra. 

Liderança

A Opindata em parceria com Conecta, divulgaram pesquisa para presidente em Pernambuco. O presidente Lula lidera o levantamento com 57,9% das intenções de votos. O segundo melhor posicionado é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas com 15,1%. Já Flávio Bolsonaro aparece com 2,9%.

Cidadania

A Câmara do Recife aprovou projeto apresentado pela vereadora Kari Santos (PT) que concede cidadania recifense ao senador Humberto Costa. Apesar de ter feito carreira  política em Pernambuco, o senador é natural de Campinas, São Paulo. 

Amaraji

A Câmara Municipal de Amaraji reprovou ontem as contas do exercício financeiro de 2021 da ex-prefeita Aline Gouveia. A maioria dos vereadores acompanharam o parecer técnico emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que havia apontado irregularidades na execução orçamentária daquele ano. O placar foi de 6 a 3. 

Cedro

A prefeita Riva Bezerra (PSD) acusou o vice-prefeito da cidade,  Antonio Leite (Republicanos) de armar um golpe contra ela na Câmara da cidade, em um pacto que envolve até o presidente do legislativo municipal. "O vice-prefeito atua como um conspirador golpista que tenta tomar o poder no tapetão" disse Riva.

Prestação de contas

A governadora Raquel Lyra concedeu uma entrevista coletiva ontem no Palácio onde fez uma prestação de contas de seu mandato. A gestora está animada para o ano eleitoral que se aproxima e demonstrou otimismo e animação para enfrentar 2026.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários