Não adianta a ninguém querer desmerecer ou criar factoides a respeito dos dois principais partidos que vão disputar o Governo de Pernambuco no próximo ano. O PSD e o PSB. Todos os dois partidos virão fortíssimos tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa. Sim. É possível inclusive que os dois elejam as maiores bancadas tanto na Assembleia quanto na Câmara. E isso não é pensamento, não é achismo. Isso é justificado justamente pelo histórico dos partidos que lançam candidatos ao Governo (salvo algumas raras exceções).
É da vontade do PSB fazer pelo menos cinco deputados federais e pelo menos dez deputados estaduais. O PSD também planeja igualmente eleger pelo menos cinco deputados federais e também pelo menos dez deputados estaduais. Além disso existe sim a possibilidade de que a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos trabalhem para fortalecer também partidos aliados. O momento não é o mesmo de quando Paulo Câmara se reelegeu e que ainda existia a coligação partidária. Agora é cada partido disputando em campo próprio. Logo, além de PSB e PSD, temos ainda legendas fortíssimas que vão em busca de espaço na política pernambucana. É o caso do PT (que hoje é federado com PV e PC do B) e também do PL.
Além desses, existe ainda a federação União Progressista, o Republicanos, o PSDB, o Podemos e o Avante. Alguns desses partidos pretendem apresentar candidaturas ao Senado como é o caso da federação União Progressista e o Republicanos. Quem também está neste jogo é a federação Solidariedade-PRD que também pretende eleger dois deputados federais. Com tantos partidos que estão de olho nas 25 cadeiras de deputado federal, e 49 de deputados estaduais, o leitor começa a imaginar que vai terminar faltando votos para abrigar tanta gente que sonha com um mandato a partir de fevereiro de 2027.
No embalo
O PSB está animado com a postulação de João Campos que lidera às pesquisas no momento. O partido tem se debruçado justamente sobre esta expectativa e buscar dar um fôlego a deputados do partido que pretendem renovarem seus mandatos. O partido espera , pelo menos, repetir o sucesso das urnas para deputado estadual e federal de 2022.
Sangue Novo
O fato é que muita gente nova e com votos está chegando e conquistando espaços importantes. Todo mundo sabe que é mais fácil vender para a população essas caras novas.
Nas redes
O senador Humberto Costa (PT) estreou ontem em suas redes sociais, alguns vídeos que vão ao ar todas às quintas-feiras, mostrando as benfeitorias do governo Lula para Pernambuco. No vídeo de apresentação, Humberto diz que a gestão de Lula está fazendo o estado passar por uma verdadeira revolução.
Registro
Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro de uma federação partidária entre as siglas. Em Pernambuco, a federação será comandada pelo deputado federal Eduardo da Fonte que é pré-candidato a senador.
Unale
O deputado estadual João Paulo Costa foi eleito Secretário de Pernambuco da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), na Assembleia Geral Ordinária durante a 28ª Conferência Nacional da entidade, que acontece em Bento Gonçalves. O parlamentar pernambucano passa a integrar a Mesa Diretora da entidade, que também elegeu presidente o deputado Vilmar Zanchin, do Rio Grande do Sul.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4872
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários