O acordo foi assinado pelo prefeito Paulo Roberto, pelo reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá Junior, e pelo diretor-geral do IFPE Campus Vitória, Luis Lucas Dantas da Silva. A cerimônia contou com a presença da deputada federal Iza Arruda e das equipes da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMASVISA) e da Agência de Gestão de Inovação Tecnológica e Competitividade (AGINTEC), que participará da COP30.
Com vigência de 18 meses, o acordo estabelece a transformação do Setor de Agricultura III do IFPE - conhecido como Mata do CRC - em um jardim botânico de acesso público, que funcionará como laboratório vivo e polo de educação ambiental. A parceria prevê ações formativas para agricultores, professores e agentes sociais, com foco em práticas agroecológicas, segurança nutricional e sustentabilidade. O projeto tem potencial de atender diretamente até 135 mil pessoas.
"O jardim botânico será um espaço democrático e pedagógico, capaz de atender múltiplas finalidades. Vamos promover a integração entre escola e sociedade, com ações de extensão, visitas guiadas e campanhas de conscientização que envolvam toda a população", explicou Luis Lucas Dantas, representante do IFPE local.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente nos temas de educação de qualidade, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, cidades sustentáveis, ação contra mudanças climáticas e vida terrestre.
O reitor do instituto enfatizou o diálogo fluido que tem tido com a gestão municipal. “Sempre costumo dizer que temos um potencial de levar possibilidade de transformação de vida, e quando encontramos um parceiro pra colocar isso em prática e também enxerga esse potencial de realizar várias ações, ficamos muito felizes enquanto instituição. Agradecemos por essa abertura de a prefeitura sempre estar dialogando com a gente. Com essa parceria, ampliamos a oferta de serviços e oportunidades, principalmente nesta temática”, pontuou José Carlos.
O acordo também prevê a criação de vagas de estágio para alunos do IFPE nas secretarias municipais, cessão de espaços públicos para atividades educacionais e colaboração na divulgação dos cursos oferecidos pelo instituto. "Estamos construindo uma cidade mais verde, sustentável e preparada para os desafios climáticos. Este acordo é mais uma prova de que Vitória está na vanguarda das políticas ambientais em Pernambuco", afirmou a deputada Iza.
O jardim botânico deverá ser aberto à visitação pública em breve, após os ajustes técnicos necessários, e se somará ao Parque Ecológico Municipal como mais uma área verde de preservação e lazer. "Essa parceria representa um marco para o nosso município. O jardim botânico será mais um espaço verde de lazer e bem-estar para a população, mas principalmente um centro de educação ambiental e sustentabilidade. Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade", salientou o prefeito Paulo Roberto.

0 Comentários