Coluna do Blog do Silvinho - 28 de novembro de 2025

 

O que mudou no cenário em Pernambuco?

Os números da pesquisa realizados pelo Instituto Alfa para o Governo de Pernambuco e Senado divulgados pela CNN, ainda estão dando o que falar. Apesar de não apresentar uma diferença grande no cenário pelo Governo, os números deixaram motivos de sobra para questionamentos quando o assunto foi o Senado. 

Por exemplo: a alta pontuação de Jo Cavalcanti, vereadora recifense e pré-candidata ao Senado pelo PSOL chegou a pontuar em pelo menos dois cenários, 14%. É algo impossível de acontecer? não. Mas teve alguma coisa relevante que aconteceu em um prazo de um mês para que a vereadora saltasse de 4% no Datafolha para 14% no Alfa? longe de mim querer questionar a desenvoltura da vereadora, mas é complicado entendermos que sem um motivo coeso e de alta repercussão, alguém conseguiria alavancar assim numa disputa.

Além disso, não tivemos um único cenário sequer com a ex-deputada federal Marília Arraes (SD) que já repetiu inúmeras vezes que vai disputar (ou pelo menos deseja disputar) o Senado. Se lá pra julho, agosto, o cenário não for tão favorável e acontecer uma retirada de seu nome ou uma mudança de rota, são outros quinhentos. Mas no momento, Marília é sim pré-candidata ao Senado e tendo inclusive seu nome lembrado para uma candidatura avulsa.

Também não tivemos um único cenário com o nome do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto que também já falou nos quatro cantos que não será candidato a governador, mas a senador. Sabe-se lá porque, os institutos ainda insistem no nome de Gilson Machado para o Governo e não no cargo que ele realmente deseja disputar.

Uma pesquisa boa e de qualidade é aquela que traz todos os nomes nos mais diversos cenários para que os leitores e eleitores analisem como estão. Agora, fica difícil conseguir credibilidade com um cenário como este que nenhum outro instituto conseguiu aferir.

Ausência

Já o cenário para a corrida pelo Governo de Pernambuco pareceu bem mais coerente, faltando apenas o pré-candidato do PSOL, Ivan Moraes, chegar a pontuar. No Datafolha, Ivan alcançou ainda 1%. A justificativa pode ser que em um cenário polarizado entre Raquel Lyra e João Campos, os entrevistados já se decidam por um caminho mais curto sem espaço para vias alternativas.

Reclamação

Gilson Machado Neto divulgou um vídeo ontem, fazendo justamente esta interrogação: qual o motivo de colocarem seu nome para o Governo de Pernambuco se ele não vai disputar este cargo? e qual o motivo de excluírem seu nome da pesquisa pelo Senado.

Vontade de disputar

Na divulgação dos resultados para o Senado, inúmeros leitores questionaram justamente a ausência do nome de Marília Arraes na disputa. Marília inclusive tem registrado encontros com diversas lideranças reafirmando sua vontade para disputar o Senado em 2026.

Pernambuco

Lula estará na próxima semana visitando mais uma vez o nosso estado. Ele participa de agendas administrativas ao lado da governadora Raquel Lyra em Suape e na cidade de Panelas, onde vai fazer a inauguração da Barragem Panelas II.

Firmeza

Durante sua passagem pelo sertão, a governadora Raquel Lyra fez questão de afirmar que agora Pernambuco tem uma governadora que está mais próxima da população.  "Pernambuco pode dizer que tem governadora", afirmou Raquel Lyra, ao fazer uma lista de prestação de serviços no sertão.

Apoio

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), esteve reunido com o senador Humberto Costa em Brasília e oficializou o seu apoio à reeleição do petista. A presença de Rodrigo que é prefeito de uma das maiores cidades do interior pernambucano, é sem dúvida um forte ativo eleitoral para Humberto.

Anúncio

A governadora Raquel Lyra anunciou, em extensa agenda no Sertão do São Francisco ontem, a construção de uma nova fábrica para impulsionar o trabalho da Cooperativa Agropecuária de Afrânio, local de produtores de leite, por meio do programa PE Produz. A estrutura vai modernizar a produção, aumentar a escala, ampliando também o volume destinado ao Programa do Leite, política que garante alimentação para famílias vulneráveis e renda estável para os produtores.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários