O ano de 2019 em Caruaru foi marcado por uma enxurrada de pesquisas que mostravam uma vantagem para o então deputado José Queiroz em uma corrida pela Prefeitura de Caruaru, contra a então prefeita Raquel Lyra que disputaria a reeleição no ano seguinte. Os comentários eram dos mais variados tendo em vista que ela enfrentaria uma chapa considerada imbatível: José Queiroz e Tony Gel já ensaiavam uma união com direito inclusive a registros fotográficos e acenos públicos.
Além disso, Raquel ainda enfrentaria uma figura em ascensão na cidade e que estava sentado na cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa: Erick Lessa. Quando ocorreu a virada do ano e chegou 2020, logo veio a pandemia da Covid-19 que virou o mundo de ponta cabeça. E Raquel continuou trabalhando e enfrentando fortes adversários, menos aqueles que ensaiavam a candidatura. Zé Queiroz e Tony Gel desistiram da disputa e Raquel foi reeleita no primeiro turno com quase 67% dos votos válidos. Uma frente de 47 pontos sobre o segundo colocado.
O fato marcou a história da cidade e transformou Raquel em uma pré-candidata ao Governo no ano de 2022 quando ela veio e venceu Marília Arraes no segundo turno.
Na época, Zé Queiroz espalhou por Caruaru que Raquel só venceu porque ele não disputou. No entanto, essa justificativa caiu por terra em 2020, quando Queiroz enfrentou ao lado de Tonynho Rodrigues e Tony Gel, o aliado político de Raquel, Rodrigo Pinheiro e foi derrotado no primeiro turno.
Este fato histórico chama a atenção ainda hoje quando Raquel aparece em desvantagens nas pesquisas e o prefeito do Recife João Campos aparece sempre liderando. O cenário de Caruaru poderá se repetir ou teremos novidades?
Tudo boato
O ex-prefeito e ex-deputado Zé Queiroz, cansou de dizer diversas vezes que teria vencido o pleito em 2020 contra Raquel Lyra "se não fosse a pandemia". No entanto, mesmo com a união de Zé Queiroz, Tony Gel, Tonynho Rodrigues além do vereador Erick Lessa, o ex-prefeito sofreu uma derrota histórica em 2024 para Rodrigo Pinheiro, mostrando que tudo não passava de ilusão e de um conto de fadas de Queiroz.
Bons de rua
Uma coisa que é incontestável: tanto a governadora Raquel Lyra quanto o prefeito do Recife, João Campos, são muito bons de campanha de rua o que promete aos pernambucanos uma grande e acirrada campanha eleitoral em 2026, bem diferente do que se imagina hoje.
Promete
A pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha, trouxe alguns números positivos para a governadora Raquel Lyra. O primeiro, a aprovação de sua gestão que hoje está em 57%. Outro ponto favorável é que na espontânea, quando não se apresentam nenhum nome dos candidatos, a governadora aparece empatada numericamente com o prefeito João Campos.
Comemoração
A pesquisa espontânea é neste ano pré-eleitoral uma das mais importantes tendo em vista que é o nome que é lembrado sem precisar da ajuda do disco com sugestões. Esse fato foi bastante comemorado entre os aliados de Raquel
Bem na fita
Ex-deputada federal e vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes está bem no cenário pré-eleitoral. A dirigente partidária lidera os cenários pelo Senado quando seu nome é citado. Ontem no Datafolha, Marília estava com uma porcentagem sempre em destaque dos demais nomes.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários