Coluna do Blog do Silvinho - 13 de outubro de 2025


A força de Lula

As últimas pesquisas para o Planalto mostram que o presidente Lula é hoje o favorito para conquistar um quarto mandato presidencial no ano que vem. A popularidade que antes estava em queda, começa a dar sinais de melhora e animam governistas.

E também animam os aliados de Lula nos estados. Em Pernambuco existe hoje uma tendência histórica de apoio do PT ao PSB que terá como candidato a governador o prefeito do Recife, João Campos. No entanto, a senadora Teresa Leitão disse em entrevista no final da semana passada que o partido encontra-se dividido: de um lado, os que querem repetir essa aliança que levou a eleição e reeleição de Humberto Costa ao Senado e do outro, os que querem o rompimento com o PSB colocando o partido no palanque da governadora Raquel Lyra.

Lula ainda é muito forte em Pernambuco. Hoje ele teria uma vantagem monstruosa contra os seus principais adversários e teria força suficiente para influenciar o resultado eleitoral, embora não tenha obtido êxito em 2022 na empreitada de eleger Danilo Cabral e no segundo turno, Marília Arraes.

Garantia

A recuperação de Lula beneficia diretamente o PT para as eleições do próximo ano. Isto porque muita gente chegou a considerar a possibilidade de não dar ao partido a vaga do Senado, para emplacar dois nomes mais ao centro. Com o PT forte na eleição presidencial, o partido conseguirá repetir o feito de indicar para mais uma reeleição o atual senador Humberto Costa.

Animou

Pesquisa divulgada pelo Instituto Futura Inteligência no final da semana passada trouxe um número bastante animador para a gestão Raquel Lyra: o governo é aprovado por 58% dos entrevistados. Este foi o melhor número apresentado por uma pesquisa até o momento em todas as que foram divulgadas.

Distância

Aliás, essa pesquisa do Futura também mostrou uma distância menor entre João Campos e Raquel Lyra. Bateu mais com a Simplex que mostrou uma vantagem de João mas também apontou um crescimento de Raquel Lyra.

Vaga 

Se o nome de Humberto Costa já pode ser considerado como garantido em uma das duas vagas na chapa da oposição com o prefeito João Campos, outro nome que pode ser considerado com candidato na chapa da governadora é o do atual senador Fernando Dueire que tem sido bastante festejado nas agendas administrativas de Raquel pelo interior.

PSB

O prefeito Thiago de Miel que anunciou recentemente apoio a João Campos na corrida pelo Governo de Pernambuco, pode deixar brevemente o PSD. O caminho natural seria o PSB do prefeito João Campos.

Passado

Na cidade de Xexéu, fez parte da oposição a Thiago durante os dois mandatos para o qual foi eleito prefeito: em 2020 e em 2024. No entanto, Eudo Magalhães que já comandou o município filiado a legenda, está alinhado a governadora Raquel Lyra.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Lula conseguiu a maior reviravolta da história. Com êxito acabou saindo da prisão diretamente para a presidência. O homem não é de brincadeira. Sabe fazer política nos mínimos detalhes.

    ResponderExcluir