Chegamos ao mês de outubro de 2025. Daqui a um ano estaremos em véspera de eleição e a pergunta que fica na cabeça das pessoas (pelo menos as que momentaneamente estão interessadas em política - e olhe que por incrível que pareça não são muitas): quem vai vencer a disputa entre Raquel Lyra e João Campos?
Sem dúvida alguma um verdadeiro duelo eleitoral como nunca se viu na história recente da política pernambucana. E podemos afirmar que será um pleito emocionante para todo o nordeste. E olhe que teremos grandes disputas como é o caso do Ceará entre Elmano e Ciro Gomes e a Bahia com Jerônimo e ACM Neto. Mas sem dúvida alguma Pernambuco estará nos holofotes não apenas do nosso estado, mas do nordeste e do Brasil.
O resultado deste pleito poderá influenciar diretamente a história política do Brasil futuramente. Os dois, tanto Raquel Lyra quanto João Campos são cotados para disputar a partir de 2030, a presidência da república. A governadora pernambucana já teve inclusive seu nome lembrado para disputar já no ano que vem a vaga de vice. O prefeito recifense vem sempre tendo seu nome colocado como o novo nome da esquerda, sucessor de Lula a quem já se colocou como soldado.
Vale lembrar que até o momento, nenhum dos dois (nem João e nem Raquel) perdeu eleição. Raquel se elegeu deputada (2010 e 2014) prefeita de Caruaru (2016 e 2020) governadora (2022). João se elegeu deputado (2018) e prefeito (2020 e 2024).
Acontecendo um enfrentamento no próximo ano, será a primeira derrota eleitoral para quem quer que venha a perder.
Projeto
O prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, disse em entrevista na segunda-feira que o prefeito João Campos está animadíssimo com a possibilidade de fazer uma grande união em torno de suas ideias para Pernambuco.
Empolgou
Embora não assuma publicamente que vai disputar o Governo, essa animação de João Campos está sendo demonstrada em todos os lugares por onde passa e com quem fala sobre 2026.
Traços do pai
Um político do interior pernambucano ficou surpreso ao participar da visita de João Campos a cidade de Altinho. "Ele chamou nome por nome dos políticos antigos aos novos. Esse jeito é sem dúvida alguma uma herança do pai, Eduardo Campos, que tinha na memória o nome de todos os seus apoiadores".
Entregas
Se na oposição o clima é de animação, o mesmo também se pode dizer com relação a governadora Raquel Lyra. Alguns prefeitos próximos a governadora estão surpresos com a quantidade de entregas realizadas pela governadora. "Só vimos algo assim em Pernambuco na época de Eduardo Campos".
Trânsito
O senador Fernando Dueire vem conquistando a cada dia o apoio significativo de prefeitos e lideranças políticas em todo o estado. O parlamentar já conseguiu o apoio oficial de quase trinta prefeitos e a cada semana, um novo apoio é oficializado.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
1 Comentários
O Senador Municipalista Fernando Dueire vem recebendo apoios de diversos Prefeitos, Vice-prefeitos, Ex-prefeitos e Vereadores, pois o mesmo vem desenvolvendo no Senado Federal um trabalho incansável a favor dos municípios Pernambucanos.
ResponderExcluirNada mais justo a recíproca dos Gestores Municipais.