Coluna do Blog do Silvinho - 22 de setembro de 2025


PEC da blindagem pauta a política 

Não tem jeito. A pauta da PEC da blindagem virou assunto nacional e está pautando até mesmo a política em Pernambuco. E não seria diferente. Na semana passada, sob a liderança do deputado federal Pedro Campos , toda a bancada do PSB de Pernambuco votou favoravelmente a PEC na Câmara Federal. Dois dias depois, Pedro fez um vídeo onde deu sua justificativa, mas tendo a humildade de dizer que errou. 

A governadora Raquel Lyra falou ainda na sexta-feira (19) que a PEC não dialoga com o sentimento da população. "A Constituição já estabelece os mecanismos necessários para a tramitação de investigações envolvendo parlamentares. O Supremo Tribunal Federal (STF), como guardião da Carta Magna, já possui as premissas constitucionais que devem ser respeitadas, sendo fundamental preservar o que está previsto na legislação" avaliou a gestora.

Ontem foi a vez do prefeito João Campos (PSB) se posicionar sobre a PEC durante questionamento feito pelo Blog Cenário e repercutido nas redes sociais. “Sou completamente contrário à PEC da Blindagem e não votei, nem orientei a nossa bancada em relação a isso. Quando eu soube que tinha um absurdo de querer incluir presidente de partido, de forma imediata eu fiz uma intervenção da nossa bancada para que votassem contrários a isso, o que foi feito de forma unânime”, ressaltou o prefeito.

Da parte de Pedro Campos e do próprio PSB já existe uma movimentação divulgada pelo próprio parlamentar que é o ajuizamento no STF de um mandado de segurança para tentar anular a votação.

Peso

Apesar de toda a bancada do PSB de Pernambuco ter votado favoravelmente a PEC da blindagem, sem nenhuma exceção, a cobrança majoritária caiu justamente em cima de Pedro, partindo inclusive de lideranças ligadas a governadora Raquel Lyra. Uma forma de atingir diretamente o prefeito João Campos que além de ser presidente nacional da legenda é pré-candidato a governadora e adversário direto de Raquel.

Expectativa

Com a possibilidade de votação no Senado e com toda a repercussão negativa causada nas redes, lideranças progressistas acreditam que a PEC não prosperará. A afirmação foi feita durante o ato ontem no Recife pelos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão.

Justificativa 

Quem também veio com uma justificativa pra lá de complicada foi o deputado federal Coronel Meira que defendeu com unhas e dentes a PEC da blindagem. Segundo Meira, ela é necessária para dar liberdade ao parlamentar de não ser perseguido pelo que chamou de "ditadura da toga".

Números 

Lideranças progressistas comemoraram a presença de milhares de pessoas nas ruas deste domingo contra a PEC da blindagem e contra a Anistia. Alguns chegaram a dizer que a forte presença popular ultrapassa e muito os atos em favor da anistia realizados no dia 07 de setembro.

Lançamento

Suape lança nesta segunda-feira a sua nova identidade visual e  também do reposicionamento da marca no mercado. O evento conta com a presença do Diretor Presidente Armando Bisneto e de grandes lideranças do meio político.

De olho

Durante manifestação contra a anistia ontem no Recife, a ex-deputada Marília Arraes foi recebida com muita festa e sendo chamada de "senadora". Marília é pré-candidata ao Senado pelo Solidariedade, partido de Paulinho da Força, relator do PL da anistia na Câmara escolhido por Hugo Motta.


Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários