![]() |
Foto: Yacy Ribeiro/Secom |
"Estamos no coração do Recife para o lançamento de um sonho de todos aqueles que fazem o ecossistema de tecnologia e inovação, que é o NERD, um núcleo de empreendedorismo e formação. Agradeço ao presidente do Porto Digital, Pierre Lucena e ao Finep, por essa parceria. Estamos em um momento de crescimento da nossa economia e esse núcleo irá permitir que a nossa mão de obra possa ser qualificada de maneira eficiente, com formação empreendedora, para alcançar os mercados que estão postos no mundo e olham para Pernambuco de maneira diferenciada", destacou Raquel Lyra.
O prédio foi cedido pelo Governo do Estado ao Porto Digital para execução e gestão do equipamento. As obras de requalificação terão início ainda este mês, com previsão de conclusão em maio de 2026. O equipamento irá funcionar como o hub operacional da estratégia de desenvolvimento de empresas do Porto Digital. O NERD será o ponto de encontro dos diversos públicos do ecossistema de inovação: de estudantes a interessados em trabalhar na área de tecnologia, a empreendedores, empresários e executivos.
A iniciativa faz parte do programa Inova PE que está investindo mais de R$1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o Estado. “O NERD está dentro do nosso eixo de empreendedorismo inovador. Iremos trabalhar com novas soluções e ideias, formação de talentos e conexão com o mercado de trabalho. O espaço vem com o objetivo de formar pessoas na área de tecnologia no centro do Recife e preparar talentos para atuarem de onde quiserem”, explicou a titular da Secti, Mauricélia Montenegro.
Quando estiver em funcionamento, o NERD irá ofertar educação empreendedora através de um programa imersivo para jovens, incubação para startups em estágio inicial e a geração de negócios, promovendo a participação em feiras setoriais e atraindo investidores, por exemplo. "Esse é o projeto que vai permitir que as empresas se conectem ainda mais e desenvolvam seus negócios, fortalecendo o território do Porto Digital. Chegamos à conclusão de que precisamos formar mais negócios, expandir os que já existem e atrair mais empresas. Esse espaço tem exatamente esse propósito”, comentou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
O evento contou com a participação dos secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Juliana Gouveia (Mulher), Renata Borba, presidente da Fundarpe e Ana Luíza Ferreira, presidente da Adepe. O professor e co-fundador do Porto Digital, Silvio Meira, o diretor financeiro da Finep, Márcio Stefanni e Murilo Guerra, Superintendente do Sebrae.
0 Comentários