Coluna do Blog do Silvinho - 06 de agosto de 2025


Muita mídia e pouca ação em Itapissuma 

Em seu oitavo mês de mandato à frente da Prefeitura de Itapissuma, o prefeito Junior de Irmã Teca (PSD) ainda não disse a quê veio. O gestor tem um desafio enorme pela frente que é dar sucessão e ao mesmo tempo mudar muitas coisas que era feitas pelo seu antecessor, Zé de Irmã Teca também do PSD. Além disso, existe um fardo enorme nas costas do gestor: trabalhar seu tio para ser o deputado estadual do grupo.

Uma missão quase impossível. Mesmo com o prefeito propagando que tem hoje na cidade mais de 80% de aprovação, a realidade é bem diferente. Às críticas a forma como o prefeito conduz o município são gigantes e o ambiente é de dificuldade tanto para eleger o primo como deputado, tanto para trabalhar de cabo eleitoral para os seus candidatos. 

Além disso, muita gente anda reclamando de que o prefeito não cumpriu até o momento diversos compromissos assumidos durante a campanha, mesmo sendo um candidato de continuação. Com isso, Junior de Irmã Teca precisará de muito jogo de cintura e de muito malabarismo para provar para a população de Itapissuma que é de fato uma liderança política com brilho próprio e que tem hoje a confiança dos cidadãos.

Inviável

Apesar de demonstrar interesse em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito Zé de Irmã Teca vê seu projeto ficar cada vez mais inviável a cada dia que se passa. Um grande defeito do ex-gestor é não cumprir compromissos assumidos com seus aliados. 

Brasília

A governadora Raquel Lyra participou ontem em Brasília, da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão. Durante o encontro, presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores do Consórcio Nordeste manifestaram preocupação com o impacto do tarifaço, pacote de sobretaxas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, e defenderam medidas emergenciais para proteger empresas exportadoras da região.

Saída

A demissão de Danilo Cabral da Superintendência da Sudene após conflito entre pernambucanos e cearenses ocorreu ao final de manhã de ontem quando Lula resolveu ceder às pressões do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e empresários cearenses que reclamavam da parte burocrática para o avanço da transnordestina.

Reclamação

Na avaliação de interlocutores do Governo Federal, o pernambucano estaria, com questões burocráticas, dificultando o andamento das obras da Transnordestina principalmente no território cearense.

Destino

Indicação do senador Humberto Costa após ser derrotado nas eleições de 2022, Danilo Cabral teceu elogios ao presidente Lula. Durante entrevista ontem após confirmar sua saída, Cabral disse que sempre vai continuar defendendo os interesses de Pernambuco. Chegou a ser especulada uma ida do ex-deputado para o PT, mas essa opção está praticamente descartada.

Articulação

Parlamentares aliados de Jair Bolsonaro ameaçam obstruir os trabalhos do Congresso contra a prisão do ex-presidente. Lideranças de oposição querem pautar o projeto de anistia aos condenados por atos golpistas quando Hugo Motta se ausentar da presidência da Câmara. Também está na lista de prioridades o avanço de pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81)98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários