Raquel cumpre mais uma promessa ao desativar presídio em Itamaracá
Cuidar de pessoas privadas de liberdade não rende votos, isso é de conhecimento geral e, sobretudo, de quem faz política. Essa é uma das principais razões pelas quais o sistema penitenciário pernambucano se viu à beira de um colapso tantas vezes ao longo da sua história. Desde a sua campanha, porém, a governadora Raquel Lyra mostrou que tinha uma visão diferente sobre o tema e garantiu que, ao chegar à chefia do Executivo estadual, investiria em ações de ressocialização e trabalharia arduamente para requalificar esse sistema que tantos já haviam considerado um caso perdido.
A notícia divulgada nesta terça-feira (1º) de que o governo Raquel desativou a Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, deve ser celebrada por todo e qualquer pernambucano. A acertada decisão da gestora mostra o seu compromisso com as promessas feitas em 2022, visto que a unidade não possuía condições mínimas de funcionamento. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP), entre os gargalos identificados no local estão a deterioração das estruturas da muralha e passarelas, além de vários problemas no sistema de esgoto.
Com a mudança, tanto funcionários do sistema penitenciário quanto a população carcerária que cumpria pena naquele espaço poderá ser tratada com mais dignidade, respeito e segurança.
Para completar, o movimento aponta para a preocupação da pessedista com o incentivo ao turismo no Litoral Norte do Estado, uma vez que a desativação da penitenciária era uma demanda histórica da população de Itamaracá, que vivia farta dos casos de fugas e rebeliões que marcaram a unidade e acabaram afastando os turistas da ilha.
Em apenas uma tacada, Raquel resolveu duas necessidades da Região Metropolitana do Recife. Que ações como essa se multipliquem cada dia mais no âmbito estadual e que prefeitos de todas as regiões tenham a governadora como exemplo de gestora que cuida das pessoas sem deixar de alavancar a economia do Estado.
Celebração
O prefeito da Ilha de Itamaracá comemorou a notícia da desativação do presídio em sua cidade. "É com grande alegria e profundo sentimento de gratidão que venho a público agradecer à governadora de Pernambuco pelo seu empenho, compromisso e sensibilidade ao atender uma reivindicação antiga da população da Ilha de Itamaracá: o fechamento do Presídio Barreto Campello" registrou o prefeito Paulo Galvão em suas redes sociais.
Mário Ricardo
O deputado estadual Mário Ricardo também comemorou a retirada do presídio da cidade da Ilha de Itamaracá. “Essa é uma grande vitória para o Litoral Norte! Desde 2013, quando fui prefeito, defendi essa retirada, pois sabemos que o turismo é uma das maiores vocações dessa região. Agora, com essa mudança acontecendo, precisamos garantir um projeto estruturante que traga investimentos e gere novas oportunidades para a população”, comentou o parlamentar.
Cassação
A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito e vice da cidade de Correntes por abuso de poder econômico nas eleições municipais. Edmilson da Bahia que venceu o pleito disputando pelo PT disse em nota que confia nas instituições e que irá recorrer da decisão ao TRE.
Vitória
O prefeito João Campos obteve uma importante vitória na justiça eleitoral quando foi rejeitado um recurso apresentado por Gilson Machado (PL) contra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), sobre o suposto uso político das creches municipais na eleição de 2024. De acordo com o MPE, Gilson limitou-se a fazer alegações genéricas sobre a suposta ilicitude.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários