Coluna do Blog do Silvinho - 01 de abril de 2025


João e Miguel apenas sem federação

O ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, participou do congresso do PSB na cidade de São Lourenço da Mata. Na oportunidade, Miguel fez um discurso bem oposicionista, chegando a questionar a militância presente se estaria satisfeita com a gestão Raquel Lyra. 

Miguel é um dos nomes fortes para disputar o Senado e tem a prerrogativa de hoje presidir uma legenda do tamanho do União Brasil. Mesmo assim, essa postulação do ex-prefeito depende do resultado da federação entre as duas legendas. Caso fique concretizada, quem vai comandá-la em Pernambuco será o deputado federal Eduardo da Fonte.

Segundo informações de Brasília a dificuldade de fechar essa federação está no União Brasil. Segundo o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, o partido está satisfeito e espera que a concretização da federação ocorra até o final de abril. A federação ultrapassaria o PL na Câmara, com 92 deputados, e a federação que reúne PT, PCdoB e PV, que soma 80 cadeiras.

As divergências no União Brasil não está apenas no Congresso, mas também em alguns diretórios estaduais. Apenas se essa federação não der certo é que Miguel terá chances de criar dentro da legenda União Brasil um projeto majoritário em torno do seu nome.

Resistência

Apesar da boa vontade do PP de aceitar de boa a federação com o União Brasil, a recíproca ainda não é verdadeira. São muitas às resistências pelo Brasil afora dentro do União Brasil. Apesar de tudo isso existe a expectativa que tudo seja decidido neste mês de abril.

Da Fonte

Com a federação entre as duas legendas quem será o comandante aqui em Pernambuco será o deputado federal Eduardo da Fonte que também é pré-candidato ao Senado. 

PDT

Caso a federação entre o União Brasil e o PP seja consumada, a possibilidade de que Miguel mude de legenda é enorme. Informações não oficiais dizem que o PDT seria um partido que cairia como uma luva para o ex-gestor petrolinense.

Dedicação

Apesar de tantas indefinições partidárias, o presidente do União Brasil cumpriu uma agenda de pré-candidato ao Senado em 2026, ao lado de João Campos no último final de semana. Em registro feito nas redes sociais, Miguel disse estar dedicado no crescimento da legenda em Pernambuco.

Sem pressa

Ainda ontem, o deputado federal Eduardo da Fonte disse que a decisão sobre se disputará ou não o Senado Federal, ficará para o ano que vem. “Essa discussão a gente vai fazer no próximo ano. O que é importante agora é nos dedicarmos a fazer entregas importantes para a população. Juntar um grande time que faça isso também”, afirmou o parlamentar. 

Ingresso

O prefeito João Campos convidou a ex-deputada estadual Alessandra Vieira, para ocupar o cargo de  secretária executiva de Desenvolviento Econômico no Recife. A indicação política de Alessandra é mais um significativo da disposição do prefeito de concorrer ao Governo do Estado no ano que vem. Alessandra e Edson Vieira são nomes fortes da política no agreste. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários