Motivo de preocupação para o PT
Sem dúvida alguma a maior preocupação do PT hoje, como bem disse o senador Humberto Costa em entrevista na última segunda-feira, é a popularidade do presidente Lula. Desde o mês de fevereiro a porcentagem dos que aprovam a gestão de Lula, é menor do que os desaprovam o governo. Ou seja, se Lula for para a campanha pela sua reeleição terá muito com o que se preocupar com tais índices.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo IPEC/IPSOS, 53% dos brasileiros acham que Lula não faz um bom governo e apenas 40% aprovam sua gestão. Além disso, a avaliação positiva de Lula caiu para 26%, um número bem abaixo do que se espera de um gestor que está na véspera de uma eleição presidencial.
Trazendo esses números para Pernambuco, a preocupação é gigantesca. Apesar de Lula ainda ser o preferido por 45% dos pernambucanos que estão interessados em eleição hoje, esse número é muito baixo para quem em outras eleições já chegou a cravar 70%.
A força de Lula foi responsável pela eleição de muitos e muitos políticos que passaram pelo Estado. Atualmente, dois senadores pernambucanos (Humberto e Teresa) são do PT e estão lá também graças a força política de Lula. Mas, não é de agora. Desde o ano de 2018, o nome de Lula vem perdendo força também no eleitorado pernambucano. Vale lembrar que em 2022, o candidato apoiado pelo presidente não foi ao segundo turno e quem dele recebeu o apoio não venceu a disputa. Logo, o PT precisa recuperar a popularidade de Lula no Brasil, para assim, conseguir manter a força que ainda resta no estado.
São Paulo
Para se ter ideia de como anda a popularidade do presidente, em São Paulo, sua gestão está sendo reprovada por mais de 60%. Os números altíssimos se repetem no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Pernambuco
Por aqui, onde Lula sempre obteve índices altíssimos de aprovação, embora tenha sofrido uma queda, o petista ainda consegue manter sua aprovação maior que a desaprovação.
Preocupação
Durante entrevista ao Cidade em Foco na última segunda-feira, o senador Humberto Costa disse que a dedicação total do PT neste primeiro semestre de 2025 é para combater a impopularidade do presidente. Lula é ainda sem dúvida o maior cabo eleitoral não apenas do PT, mas de toda a esquerda no país.
Política
O governo Raquel Lyra continua atendendo aos pedidos da classe política nesta nova fase de sua gestão. Ontem a governadora em exercício, Priscila Krause, nomeou treze lideranças municipais para cargos de assessoria da Casa Civil.
Mata Sul
Entre os nomes escolhidos para compor o Governo do Estado, alguns tem representação na mata sul Pernambuco. É o caso de Marco Barreto que já foi prefeito de Joaquim Nabuco e deputado estadual. Neto Cavalcanti, ex-prefeito de Água Preta. Tonhão , ex-vice-prefeito de Água Preta e Luciano Junior que até dezembro era vice-prefeito de Palmares.
Liderança
O deputado estadual Henrique Queiroz Filho foi o escolhido para assumir a liderança do Progressistas na Assembleia Legislativa. A escolha acontece após o deputado Kaio Maniçoba assumir a Secretaria de Turismo de Pernambuco.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81)98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários