Dani Portela se posiciona contra a privatização da Compesa na Alepe

Foto: Fran Silva

Para a parlamentar, o modelo de concessão apresentado pelo governo é um disfarce para privatizar o órgão

A deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE) subiu à tribuna da Alepe para discursar sobre o processo de concessão administrativa dos serviços da Compesa iniciado pelo Governo de Pernambuco. A parlamentar endureceu as críticas ao poder executivo considerando que a “concessão” é um disfarce para a privatização do órgão público e uma ameaça ao direito ao acesso à água pela população pernambucana.

“As experiências em outros estados, como Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e São Paulo, nos mostram que a privatização do saneamento básico e do abastecimento de água gerou aumento de tarifas e piora na qualidade dos serviços. Já existem entraves para a água chegar na casa das pessoas, principalmente de mulheres negras e de periferia, a solução não é privatizar, mas fortalecer a gestão pública e ampliar os investimentos públicos nesse setor”, defendeu Dani Portela.

A deputada também usou a tribuna para trazer provocações sobre as audiências públicas realizadas pelo Governo do Estado a fim de debater o tema. Segundo Portela, as audiências são como um “faz de conta” feitas para dar “uma roupagem democrática” à discussão que não privilegiou a participação popular.

O processo de concessão administrativa de partes dos serviços da Compesa foi anunciado pelo Governo de Pernambuco já no ano passado. O modelo parcial visa conceder a distribuição de água à iniciativa privada, deixando a cargo da Compesa a captação e o tratamento.

Postar um comentário

0 Comentários