Montando seu time político
O Diário Oficial ontem trouxe a nomeação de nada mais, nada menos que vinte e dois ex-prefeitos para exercerem cargos em comissão na gestão da governadora Raquel Lyra. Eles ocuparão assessorias especiais da gestora neste novo biênio do Governo. A notícia embora tenha causado uma certa surpresa já era esperada tendo em vista que o próprio secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça já tinha dito que iria chegar o momento em que a governadora Raquel Lyra iria começar a mexer na política.
Os ex-gestores foram convidados para fazerem parte da gestão estadual durante este mês de janeiro mas apenas ontem a entrada foi formalizada. Segundo informações de bastidores, os vinte e dois nomes são apenas o início de uma longa leva de aliados que serão nomeados nos próximos dias. É lógico, que isso é uma tentativa de a governadora Raquel Lyra aproveitar em sua gestão nomes que foram aprovados em suas respectivas cidades ao longo de dois mandatos.
Mas também, é uma forma de Raquel montar o seu time e sua equipe para enfrentar a eleição de 2026 que muito provavelmente terá como principal adversário o prefeito João Campos do Recife. O prefeito, inclusive, escolheu no final do mês de novembro os novos assessores que irão ajudá-lo neste segundo mandato, pelo menos enquanto estiver como prefeito da capital.
Nós iniciamos 2025, mas podemos dizer que para a classe política o que começou de fato foi 2026.
João Campos pedindo por Paulo Câmara
O prefeito João Campos esteve reunido com o presidente Lula na semana passada e entre uma conversa e outra falou a respeito do espaço do PSB na gestão federal. Segundo Cláudio Humberto, o prefeito defendeu o participação dos socialistas na gestão federal e teria também defendido uma indicação do presidente do BNB, Paulo Câmara para ocupar um ministério no Governo.
Mudou?
No início de sua gestão, em 2023, Paulo Câmara era o nome do PSB, pelo menos na cabeça de Lula, mas o partido escolheu outros socialistas. O ex-governador deixou o partido e pouco tempo depois foi escolhido para o Banco do Nordeste com o apoio do senador Humberto Costa. Da mesma maneira, Danilo Cabral para a Sudene. Naquele tempo o que se comentava era a falta de apoio de João a ambos. O prefeito do Recife optou por apoiar o nome de Márcio França que é de São Paulo.
Agenda
A governadora Raquel Lyra inaugura, com representantes na Neoenergia, a Subestação Petrolina III, com investimento de R$ 21,4 milhões, beneficiando 85 mil pessoas. A governadora também entrega notebooks a 115 professores do programa PE + Digital, que, no total, vai beneficiar mais de 12 mil servidores com investimento de R$ 44 milhões.
João Campos
Nesta quinta-feira no Compaz Dom Hélder Câmara - Joana Bezerra, o prefeito do Recife, João Campos, recebe o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e o secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos, para anunciar o termo de convênio para implantação do programa Estação Juventude na capital pernambucana.
Raquel, não
A senadora Teresa Leitão disse em entrevista a TV NOVA que não é de acordo a uma filiação de Raquel Lyra ao seu partido, o PT. Segundo a senadora o momento é de o PT pensar no PT e não se preocupar nem com Raquel Lyra que atualmente é filiada ao PSDB e nem com João Campos que é filiado ao PSB. Mesmo com a declaração de Teresa, a verdade é que às chances de Raquel ir para o PT são bem pequenas.
Declaração
Em meio a uma fusão entre o PSDB e o PSD, o presidente nacional Gilberto Kassab deu uma declaração ontem de que se a eleição presidencial fosse hoje, Lula e o PT perderiam. A declaração foi feita em painel da ‘Latin America Investment Conference’, evento realizado pelo UBS e o UBS BB no hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Entre a nova safra de políticos, Kassab citou o prefeito do Recife, João Campos mesmo sendo um provável adversário de seu partido nas eleições do próximo ano.
Repercussão
A alta da desaprovação do Governo Lula não passou despercebida pelo deputado federal André Ferreira e pelo presidente estadual do PL, Anderson Ferreira que são os representantes da direita em Pernambuco. Ambos fizeram questão de tocar nas falhas da gestão federal e acreditam que a população, incluindo o nordeste, está acordando.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários