A eleição da cidade de Palmares neste ano de 2024 foi histórica. Pela primeira vez após duas décadas, um prefeito foi reeleito para o cargo. Mesmo com o instituto da reeleição criado desde o ano de 1996, apenas o prefeito Chiquinho conseguiu ser reeleito no ano 2000. Em seguida, todos os gestores que disputaram o mandato não obtiveram sucesso. Enoelyno Magalhães foi eleito em 2004 e não reeleito em 2008. Beto foi eleito em 2008 e não reeleito em 2012. João Bezerra que venceu em 2012 não conseguiu se reeleger em 2016 e da mesma forma, Altair Junior que foi eleito em 2016, não obteve sucesso em 2020.
Naquele ano de 2020, ao substituir o pai na disputa, Junior de Beto assumiu a responsabilidade de defender um legado iniciado lá atrás e que tudo seria diferente dali em diante. O mandato do prefeito conseguiu importantes conquistas para a cidade que trouxe a ele neste ano de 2024 a terceira vitória consecutiva. Isto porque além de 2020, ele conseguiu fazer majoritários os seus candidatos nas eleições gerais de 2022. Até mesmo apoiando Miguel Coelho que era desconhecido na cidade mas que com o aval e a força política do gestor conseguiu uma votação importantíssima na cidade. Da mesma forma, Junior de Beto entrou de cabeça na eleição da governadora Raquel Lyra no segundo turno daquele ano.
Após estas conquistas eleitorais, o grande desafio veio justamente neste ano de 2024 quando enfrentaria a reeleição. A campanha que já tinha deixado diversos gestores para trás na cidade. Junior de Beto não apenas foi reeleito como conseguiu uma votação recorde: foram pouco mais de 83% dos votos válidos e uma diferença de 21 mil votos para o segundo colocado. Essa votação histórica cacifou o prefeito de Palmares como uma importante liderança na região da mata sul.
Cacifado
Caso queira realmente disputar uma vaga na Assembleia Legislativa já em 2026, Junior de Beto colocará na Prefeitura como sucessor um aliado. Neto, que foi o vice-prefeito na chapa de Junior foi um dos secretários que mais se destacaram na gestão em seu primeiro mandato e saberá dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados na cidade.
Diplomação
Por falar em Junior de Beto e em Neto, eles serão diplomados hoje juntamente com os quinze vereadores eleitos e reeleitos e suplentes. Esta semana inclusive, será marcada por diversas diplomações dos eleitos para o novo quadriênio.
Vitória
A prefeita de Catende, dona Graça (PSDB), obteve uma importante vitória na Justiça Eleitoral em processo movido pela oposição. O Juiz Eleitoral não acatou o pleito oposicionista e indeferiu o pedido. A prefeita juntamente com o seu vice, vereadores e suplentes serão diplomados no próximo dia 18.
RMR
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizará hoje a diplomação de quatro prefeitos, vices e vereadores eleitos da Região Metropolitana do Recife, em cerimônia conjunta. O calendário de diplomações continua nos próximos dias nos municípios pernambucanos e as posses acontecerão em 1º de janeiro de 2025. João Campos (Recife), Mirella Almeida (PSD), Severino Ramos (Paulista) e Mano Medeiros (PL) serão diplomados.
Única que deu certo
De todos os quatro municípios que os novos gestores receberão seus diplomas hoje, apenas em Recife mesmo o PSB deu certo e reelegeu João Campos. Em Olinda, Jaboatão e Paulista o partido saiu derrotado das urnas.
Goiana
O prefeito de Goiana, Eduardo Honório (UB), que não vem obtendo sucesso na Justiça Eleitoral, vem sofrendo fortes resistências para não indicar a vereadora Paula Brito como candidata a Presidente da Câmara. O nome mais forte no momento, é o do vereador Carlos Viegas que já vem trabalhando pela sua eleição e automaticamente assumir o comando do município.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários