O olhar sobre Raquel
No início de novembro a mídia veio com uma notícia sobre a possível filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD, de Gilberto Kassab, para disputar sua reeleição em 2026. A governadora de Pernambuco recebeu o convite do próprio Kassab mas ainda não deu nenhum retorno, tanto que o próprio dirigente já disse que a filiação depende apenas dela.
Essa é uma decisão que a governadora deverá tomar muito provavelmente no ano de 2025, caso seu destino seja mesmo sair do PSDB. Para Raquel seria até uma forma de se situar melhor em Pernambuco ao entrar em um partido de centro que não é oposição ao presidente Lula. Com isso, o PT e Lula teriam uma cabo eleitoral no estado e poderia não dar aquela prioridade a uma provável candidatura de João Campos. Até porque grande parte do PT de Pernambuco não é nem um pouco simpatizante da tese de apoio a João para o Governo.
Mas não é apenas o PSD. A aproximação nacional entre o Republicanos e o PSD pode vir a repercutir também aqui em Pernambuco. Bem distante, hoje, Silvio Costa Filho que é ministro de Lula é um dos simpatizantes da candidatura de João Campos ao Governo e seu partido fez grande parte das alianças municipais diretamente com o PSB. Não há dúvidas de que hoje o Republicanos estaria no palanque de João Campos, mas até 2026 tem chão.
Da mesma forma, o União Brasil que hoje é um partido bem próximo a Raquel Lyra. Recentemente, o deputado estadual Edson Vieira acenou uma aliança com a governadora de quem já esteve aliado no segundo turno das eleições de 2022. Edson é ligado ao grupo do ex-prefeito Miguel Coelho, mas com a vitória de Chaparral se efetivou no cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa.
E assim o cenário estadual vai se organizando e com amplas visões futuras.
Agenda
A governadora Raquel Lyra vai acompanhar hoje a solenidade da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A preparação capacita os novos oficiais a assumirem o posto de 2º tenente na Polícia Militar de Pernambuco, reforçando o investimento de profissionais através do programa Juntos pela Segurança. Essa primeira turma, de três previstas, contará com 160 aspirantes.
Câmara Federal
Pois é. O que se comenta nos bastidores é que o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, deve se filiar ao PT para disputar uma vaga na Câmara Federal. Esse é um desejo que vem sendo construído pelo ex-governador desde 2023. Paulo inclusive se aproximou bastante do senador Humberto Costa.
Ausência
A ex-deputada e vice-presidente nacional do SD, Marília Arraes, comunicou seu afastamento temporário das redes sociais para se dedicar a problemas de saúde em sua família. Segundo Marília, suas filhas e ela sofreram com uma forte virose e depois com a internação de seu esposo, André.
Federal
Se tem prefeito visando um mandato de deputado estadual , também tem prefeito visando um mandato de deputado federal. O tucano Guiga Nunes, da cidade de Vicência, já colocou o seu nome à disposição para buscar uma cadeira em Brasília. O prefeito fez história na cidade de Vicência ao eleger o seu sucessor, Eder.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários