O saldo eleitoral do PT de Pernambuco
O PT, partido do presidente Lula, teve um prejuĂzo eleitoral nas grandes cidades pernambucanas na campanha municipal deste ano em Pernambuco. No entanto, nada que uma perfeita autocrĂtica nĂŁo consiga fazer com que a legenda volte a ter um protagonismo nas eleições pernambucanas. TĂŁo logo se soube do resultado do Ăşltimo domingo com a derrota de VinĂcius Castello em Olinda, nos corredores da polĂtica nĂŁo se falava em outra coisa a nĂŁo ser a pĂ©ssima atuação da legenda nas eleições municipais que pode custar um preço alto no espaço da majoritária em 2026.
De fato, este não foi o ano perfeito para a legenda que sequer conseguiu a indicação da vaga de vice na chapa de reeleição de João Campos e assistiu a um verdadeiro expurgo por parte do socialista e precisou vivenciar tudo bem calmo e tranquilo. Viu também derrotas eleitorais como na cidade de Jaboatão dos Guararapes já no primeiro turno.
Por último, neste segundo turno a legenda assistiu a mais uma exigência do PSB: para ter um apoio formal e dedicado na cidade de Olinda por parte de João Campos e do partido, exigia-se em troca um apoio a Junior Matuto na cidade de Paulista. Mesmo com lideranças locais do partido não querendo caminhar ao lado do socialista na cidade, precisaram obedecer às regras que vieram do comando nacional.
No Ăşltimo domingo (27), Vinicius Castello que era a Ăşltima cartada do PT, foi derrotado em uma eleição que era tida como com altas chances de vitĂłria. É inegável que Vinicius conseguiu uma estatura polĂtica que sabendo utilizar conseguirá voos maiores. Mas tambĂ©m Ă© inegável que o partido de Lula precisa saber onde foram os erros para assim se organizar e poder entrar em 2026 com competitividade.
Ressalva
A força polĂtica do presidente Lula ajudou o PT a fechar importantes alianças em Pernambuco nos anos de 2018 e 2022. No entanto, ainda nĂŁo se sabe qual será o cenário nacional futuro para que a legenda observe qual será o caminho mais viável em Pernambuco.
NĂŁo adiantou
O presidente Lula esteve presente diariamente nas campanhas de Junior Matuto em Paulista e de Vinicius Castello em Olinda, mas isso não foi suficiente para que conseguissem a tão sonhada vitória. Bem pior cenário foi para o PSB de Matuto que viu diminuir sua quantidade de votos do primeiro para o segundo turno deste ano.
Renovação
Lideranças partidárias do PT comemoraram o resultado eleitoral em Pernambuco apesar da derrota na cidade de Olinda. Para o deputado Carlos Veras, o partido vem sofrendo danos incalculáveis e trabalha dia e noite para combater fake news contra a legenda principalmente em época de campanha. Mas, que a ida para o segundo turno em Olinda e em Natal é um bom indicativo.
Avanço
Quem também fez questão de registrar o crescimento do partido foi o senador Humberto Costa. "Precisamos avançar mais, unir forças e seguir trabalhando" registrou o senador destacando que em comparação com 2020, o PT teve um aumento de quase 40% das prefeituras.
Destaque nacional
O prefeito João Campos participou ontem do programa Roda Viva. Durante a participação, o socialista falou sobre a esquerda, sobre redes sociais e sobre o resultado da eleição municipal de 2024. De acordo com o prefeito, a esquerda precisa sair mais do discurso e apresentar resultados palpáveis se quer obter números mais positivos nas próximas eleições.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
0 Comentários