Coluna do Blog do Silvinho - 27 de agosto de 2024

Cenário de polarização em Olinda

A disputa política e eleitoral na cidade de Olinda deve ficar mesmo em torno de dois nomes: de um lado, a indicada pelo prefeito Lupércio (PSD), Mirella Almeida, do mesmo partido e do outro, o atual vereador e candidato pelo PT, Vinícius Castello. Mirella conta com o apoio significativo da governadora Raquel Lyra e também da vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes.

Vinícius soube entrar e se destacar na disputa e deve ser uma das surpresas na disputa pelas Prefeituras do PT. Além dos apoios que ele recebeu a exemplo da ministra Luciana Santos do PC do B, do ex-prefeito e deputado federal Renildo Calheiros e do prefeito João Campos, Castello conta com uma forte cabo eleitoral que é a deputada estadual Gleide Ângelo que até o segundo semestre estava com o nome cotado para entrar na disputa pelo PSB.

Ângelo pontuava bem nos levantamentos internos e vem sendo destaque na campanha de Vinícius Castello que vem crescendo e surpreendendo. Do outro lado da polarização municipal, se encontra a candidata do prefeito Lupércio, Mirella Almeida, que conseguiu reunir também uma boa representação de partidos no pleito. Mirella tem a responsabilidade de representar um grupo que se apresentou como a verdadeira mudança na cidade no ano de 2016 e venceu também no ano de 2020.

Além destes dois, nomes como Izabel Urquiza, Márcio Botelho e Antonio Campos. Existe uma expectativa de que a candidata do PL, Izabel Urquiza, consiga com a votação da direita conservadora e do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma votação que a coloque no segundo turno deste ano, levando em consideração a votação na cidade no ano de 2022 quando Anderson Ferreira foi o vencedor na disputa pelo Governo na cidade de Olinda, além de seu irmão André Ferreira que também teve uma excelente votação sendo o majoritário. Sem contar o ex-ministro Gilson Machado que candidato a senador obteve na cidade 37% dos votos.

Polarização nacional

Não apenas a polarização nacional entre direita e esquerda ajudou na formatação do atual cenário político de Olinda, mas também a atual conjuntura de Pernambuco que coloca de um lado o PSB e do outro lado o PSDB em uma clara antecipação do pleito de 2026. Mesmo sendo filiado ao PT, Vinícius Castello recebeu o apoio do prefeito do Recife, João Campos que tem força política para influenciar na cidade vizinha.

Pauta

Até mesmo a questão do vice de Vinícius Castello, o empresário Celso Muniz ser filiado ao PC do B mas ter feito campanha para Jair Bolsonaro em 2018 foi questionado já agora no início da campanha. O petista chegou a ser multado por questão de não dar destaque ao tamanho do nome do vice em seu material de campanha.

Sem divulgação

O vereador recifense, Alcides Cardoso que agora é filiado ao PL foi questionado ontem pelo fato de ter omitido de um jornal de sua campanha o nome do candidato a prefeito do seu partido, Gilson Machado. Cardoso que é líder da oposição na Câmara do Recife, sempre teve uma ligação com a vice-governadora Priscila Krause que hoje apoia o candidato do PSD, Daniel Coelho.

Apoio internacional

O candidato do PL a prefeito do Recife, Gilson Machado, disse que contará com o apoio de Donald Trump para governar a cidade. “Eu fui recebido por Donald Trump, fiquei inclusive na casa dele, hospedado, a convite dele. Tenho várias fotos sobre isso. Ele me disse ‘eu vou ajudar com o que eu puder na sua gestão como prefeito do Recife, porque eu vou ser o próximo presidente dos EUA" disse Gilson durante sabatina na Folha de Pernambuco.

Desistiu

O ex-prefeito de Panelas, Sérgio Miranda, não vai mais disputar a Prefeitura pela oposição. Em seu lugar, Miranda anunciou o nome de Pierre Logan. A troca de cadeiras no grupo oposicionista acontece após a ação protocolada pelo Ministério Público Eleitoral, que pediu a impugnação da candidatura de Sérgio Miranda (PSDB) a prefeitura de Panelas. Apesar de estar confiante da sua vitória na justiça, o ex-prefeito decidiu abrir mão da candidatura por entender que a ação do MPE causaria desgastes a sua campanha.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 9 8281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários