Coluna do Blog do Silvinho - 13 de abril de 2024

Um aceno ao centro

O prefeito João Campos filiou alguns secretários em partidos considerados de centro: Republicanos, MDB e União Brasil. Esta seria a solução do prefeito para a alternativa de um nome do PT para a vice. Com a escolha de um nome de fora do campo progressista, João fala ao eleitorado mais conservador e mais ligado à direita. São estes que o ajudaram a ser tonar prefeito do Recife em 2020. 

Com uma aprovação na casa dos 80% e uma liderança incontestável em todas às pesquisas, o planejamento do gestor recifense é um. Principalmente do ponto de vista político. Caso seja reeleito no primeiro turno com uma boa margem de votos, o prefeito se torna automaticamente pré-candidato a governador. É justamente por isso que o prefeito não tem pressa nenhuma em fechar sua chapa e muito menos de acertar a presença do PT na chapa.

Uma chapa que tenha o PSB e um dos partidos acima citados seria bem mais leve de se carregar do que uma chapa contendo o PSB e o PT juntos. É esta a avaliação de muitos aliados do prefeito João Campos. "Uma coisa é uma eleição da cidade do Recife para a Prefeitura e outra bem diferente é uma eleição para o Governo" avaliou. No Recife, existe um voto bem mais concentrado no campo de centro e de direita do que mesmo de esquerda. 

O eleitorado tradicional de esquerda ou irá optar pelo próprio João que já é do PSB ou por Dani Portela ou em outro cenário Túlio Gadelha. Mas jamais optariam por outro nome como Gilson Machado e Daniel Coelho. Já uma chapa com um nome do MDB ou do Republicanos traria uma leveza para a campanha de prefeito de João Campos e uma segurança para o próprio caso opte em disputar o Governo em 2026.

Força

Até porque cabe ao PSB mostrar força política não apenas no Recife (onde muito provavelmente vai sair o seu pré-candidato a governador) mas em outras cidades onde o partido pretende formar uma forte base de apoio visando 2026. Para isso, os socialistas contam também com o apoio do Republicanos que aproveitou o momento da força política de Silvio Costa Filho para expandir sua presença no eleitorado pernambucano.

Liderança

O ex-prefeito Hildo Hacker (PSD) lança no próximo dia 19, sua pré-candidatura à Prefeitura de Tamandaré. Hildo exerceu o seu último mandato de prefeito no ano de 2016 e saiu com uma altíssima aprovação. A expectativa é grande em torno da campanha pela Prefeitura neste ano.

Prestígio

Em uma nova fase na política pernambucana, a ex-deputada Marília Arraes reuniu diversos nomes da política para comemorar mais um aniversário. O prefeito João Campos que recentemente recebeu o apoio da líder do Solidariedade também registrou presença.

Zika Vírus

Conhecido como PL da Pensão por Zika, teve seu aval garantido pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e senador licenciado, Wellington Dias, para sua aprovação no Senado Federal. Relatado pelo deputado federal Lula da Fonte (PP/PE), o projeto foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado e agora aguarda análise no Senado.

Comemorou

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), comemorou os números da aprovação de seu governo divulgados pela Simplex. O gestor defendeu o trabalho feito pela sua gestão e disse que não teme nenhuma embate eleitoral que possa comparar o seu trabalho atual com o de seu antecessor. 

Repúdio

O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PMN), recebeu um voto de repúdio da Câmara de Vereadores da cidade. O repúdio foi proposto pelas falas do gestor, que durante a inauguração de uma creche, sem citar nomes, chamou um vereador de “ladrão”. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários