Coluna do Blog do Silvinho - 12 de abril de 2024


PT errou na estratégia do Recife

Embora seja o partido que comanda o Brasil e que tem dois senadores da república das três vagas a que Pernambuco tem direito, pelo menos no Recife o PT tende a viver sua pior campanha política. E dificilmente depois desta, o partido conseguirá espaço em campanhas futuras na capital, perdendo assim o protagonismo que sempre teve. Segundo alguns observadores da política estadual, o partido está perdendo espaço justamente por buscar a vaga de vice do prefeito João Campos em uma luta que chegou a ser pública. "Não se constrói uma pré-candidatura a vice sem conversar ou ouvir previamente o prefeito" avaliam.

Ao indicar os nomes de Mozart Sales e de Carlos Veras, o partido embora tenha seguido rigorosamente o seu estatuto interno acabou atropelado pela grande aprovação do prefeito e seu favoritismo. Repercutiram diversas entrevistas onde afirmaram que o PT seria prioridade na montagem da chapa, algo que João Campos nunca sinalizou, apenas disse que trataria da vaga de vice lá durante o período de convenções.

Em 2020, o PDT também ensaiava lançar a candidatura do deputado federal Túlio Gadelha para disputar a Prefeitura e ele sempre aparecia com uma pontuação considerável naqueles levantamentos. Com isso, o PSB trouxe o PDT para o palanque dando-lhe a vaga de vice. O PT poderia ter seguido este mesmo caminho, mas não seguiu e preferiu aderir ao prefeito João Campos e exigir apenas a vaga de vice. Agora, caso João decida mesmo que a vaga de vice ficará com o MDB, UB ou Republicanos, apenas Lula pode remover essa ideia do prefeito. E olhe lá! 

Em recente entrevista Lula chegou a dizer que se João pensasse em ser candidato em 2026 o vice seria um, se não pensasse em 2026 o vice seria outro. Pensando ou não, o mistério continua e o prefeito deve levar a decisão para bem perto da convenção deixando todos petistas com ansiedade a mil.

Desconto em 26

Caso o PT não fique mesmo com a vaga de vice de João Campos o partido que se prepare para uma verdadeira guerra que vai acontecer em 2026 quando sim, Lula e o PT, tem força suficiente para influenciar na eleição de Pernambuco. Logo, dizem alguns petistas, nenhum cenário está descartado para a próxima eleição de Governo. Isso vai desde o lançamento de Humberto, ao apoio à reeleição de Raquel Lyra caso ela vá para um partido da base de Lula.

Defensores

Não custa lembrar que dentro do próprio PT existem alguns defensores "e não são poucos" da governadora Raquel Lyra. E não descartam de maneira nenhuma que Raquel receba o apoio do PT, desde que saia do PSDB e se filie a um partido da base do presidente Lula. Todo o desenrolar para 2026 acontecerá justamente após às eleições municipais deste ano. E é chão até lá.

Destaque

Garanhuns recebeu mais um destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, uma importante ferramenta de avaliação da Administração Pública no Brasil. O município aparece em 3º lugar em Pernambuco na classificação dos municípios com melhores resultados em Qualidade da Educação. De acordo (CLP),  “um município que cumpre a missão de garantir educação à população deve ter um bom desempenho em nível de oferta alinhado à boa qualidade do serviço. A qualidade da educação, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa uma parcela importante na formação dos valores da sociedade”.

Com Mirella

Vice-presidente nacional e presidente estadual do Solidariedade, a ex-deputada Marília Arraes anunciou apoio do seu partido a Mirella Almeida, pré-candidata à prefeita de Olinda. A adesão foi comunicada na tarde de ontem em encontro com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Turismo e Inovação.

Comemoração

O prefeito Gustavo Adolfo comemorou a inclusão de Bonito no programa Minha Casa, Minha Vida Rural que teve duas áreas beneficiadas, Viração e Pratinha. O programa objetivo oferecer moradia para a população urbana organizada e também para agricultores familiares, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários